Presence revoluciona solução para lojistas com IoT e mobilidade

Presence revoluciona solução para lojistas com IoT e mobilidade

Empresa migrou 6 milhões de linhas de código para atual versão do Delphi em apenas um mês, o que possibilitou a reformulação de seu portfólio, com novos módulos e interface visual moderna, para lojas totalmente conectadas

A Presence, empresa de desenvolvimento de software e sistemas ERP para o varejo, acaba de lançar novo pacote de soluções para lojistas que irão melhorar a eficiência na gestão de lojas, franquias, estoques e outras demandas do varejo. Entre as novidades está o Presence Count, aplicativo baseado no sistema RFID capaz de ler mais de 3 mil etiquetas em aproximadamente 12 minutos. O projeto foi desenvolvido inteiramente com as últimas inovações adicionadas às versões atuais do Delphi, ferramenta de desenvolvimento da Embarcadero, que possibilitou expandir as soluções para todas as principais plataformas do mercado, dispositivos e sistemas operacionais, incorporando conceitos de mobilidade e IoT, com economia de tempo e recursos.

“O objetivo inicial era modernizar o Elbrus, antigo nome do sistema de gestão utilizado para gerenciar mais de 2 mil lojas, mas não queríamos que essa fosse só mais uma atualização. A ideia era inovar, agregar funcionalidades que dessem ainda mais autonomia e controle para os lojistas. Essa ideia acabou crescendo, a atualização se transformou em uma nova versão, pois vimos que poderíamos ir muito além com os novos recursos do Delphi. Assim, desdobramos o sistema em quatro produtos/módulos independentes, com uma interface visual moderna, seguindo a linha de touch/mobile, cliques precisos, conceitos de Windows 10, capacidade analítica ampliada, interface de mensagens, localizadores online e muitos outros recursos”, conta Paulo Sérgio Palmério, presidente da Presence.

Os produtos/ módulos que agora integram o portfólio da Presence são:  o Presence Domain - ERP completo para a gestão de empresas de diversos portes e segmentos; o Presence Store – frente de loja moderno com todas as obrigações fiscais; e o Presence Eye - dashboard inteligente para a gestão de negócios, que apresenta indicadores de performance, como vendas por loja, dia, hora, gráficos comparativos e muito mais.

A grande novidade fica por conta do Presence Count, um aplicativo que utiliza o sistema RFID e que possibilita a leitura rápida de etiquetas via Bluetooth, reduzindo drasticamente o tempo e esforço empregados para a contagem de estoque/lançamento de inventário. “Uma loja costuma ter de 3 a 6 mil peças estocadas. Para lançar um inventário, são necessárias, normalmente, cerca de 5 horas. Com o Presence Count, esse tempo cai para 12 minutos e a informação pode ser enviada diretamente para a matriz”, revela o presidente da Presence.

Palmério lembra ainda que o aplicativo levou apenas dois meses para ser desenvolvido e que poderá ser integrado com outros ERPs. “O app foi totalmente construído em Delphi, com saídas para iOS, Android e Desktop e custo muito reduzido para desenvolver a tecnologia. Além disso, conseguimos concluir em apenas dois meses um trabalho que, sem um ambiente RAD, multilinguagem e multidispositivo, seria de um ano”, revela o CEO da Presence.

 Mais de 6 milhões de linhas migradas em apenas um mês

Para modernizar seu carro-chefe e reformular o portfólio, a Presence precisou migrar seis milhões de linhas de código escritas em Delphi XE2 para a versão atual do Delphi, que possibilitaria inovar o produto e trazer novas funcionalidades para os lojistas. Apesar do desafio, a empresa conseguiu concluir a migração em apenas um mês e com somente dois desenvolvedores dedicados ao projeto.

“A Presence é um cliente especial, que nos acompanha desde os anos 90 e é um dos casos mais claros que mostram como o Delphi evoluiu. É extremamente gratificante poder contribuir com o avanço de empresas assim, que estão sempre em movimento, levando suas capacidades além e possibilitando que se mantenham competitivas ao abraçar novas tecnologias. Esse é o verdadeiro poder do Delphi multiplataforma, multidispositivo e multisservidor”, diz José Eugênio Braga, presidente da Embarcadero do Brasil.

Share This Post

Post Comment