Big Data: Laboratório da MD2 Realiza Protótipos de ‘Dados Mestres’

A MD2, especialista em inteligência analítica e uma das principais parceiras IBM em soluções de Big Data e integração de dados, acaba de criar uma área de desenvolvimento e prototipagem de aplicações de “Dados Mestres” em seu laboratório de dados analíticos.

A empresa anuncia também que irá concluir o ano com um crescimento de aproximadamente 120% na venda de projetos grandes e médios de ambientes de informação controlados a partir da tecnologia MDM (Master Data Management).

Esta alta se deve ao momento favorável de mercado, mas também a uma maior proximidade da empresa com a fabricante IBM e o distribuidor Ação Informática, que ampliam a zona de alcance para os negócios da MD2. A solução de MDM da MD2 se incorpora ao cenário de Big Data e se propõe a ser a oferta mais completa do mercado no que tange à coleta, organização e distribuição de dados corporativos.

A tecnologia MDM compreende processos e componentes de software que embasam o modelo de distribuição de dados em plataforma SOA.  Esta plataforma encapsula todas as informações de uma empresa ou organização dentro de um único modelo parametrizado pelo “Dado Mestre”, o que confere usabilidade real para as informações corporativas.

Incluem-se aí não só as diferentes bases de dados legadas nos vários departamentos empresariais, mas também as novas classes de informações complexas e não estruturadas, provenientes de fontes como e-mail, SMS, contatos de balcão, e interações em redes sociais entre clientes, funcionários, fornecedores e público em geral.

Com mais de 13 anos de atuação em sistemas de qualidade de dados, a MD2 é pioneira nesse segmento, tendo liderado alguns dos maiores projetos de MDM já implantados no Brasil. De acordo com Márcio Guerra, Diretor Comercial da MD2, o conceito de MDM representa uma nova revolução na tecnologia de dados, porque apresenta uma resposta concreta para o agigantamento e complexidade da informação empresarial no novo ambiente de dados que a indústria denomina “Big Data”.

“Somente com a inteligência de dados mestres rigorosamente arquitetados é possível estabelecer uma exploração racional e eficiente das informações nesses grandes oceanos de dados”, afirma o executivo. Segundo ele, através de aceleradores de “data quality” criados pela MD2, seus projetos de MDM reduziram para até cinco meses o prazo de implementação deste modelo, que normalmente pode atingir de 12 a 15 meses.

Big Data em Forte Avanço

Pelos dados recentes do Gartner, a indústria de soluções de Big Data irá movimentar este ano um patamar de US$ 28 milhões, devendo atingir os R$ 34 bilhões ao longo de 2013. Na avaliação de Márcio Guerra, o nicho de MDM cresce necessariamente a reboque desse movimento, uma vez que a construção e exploração de dados mestres são a principal tendência na área de grandes dados.

 Além de criar e testar projetos customizados de MDM em seu laboratório, a MDM oferece alguns framerworks já maduros e amplamente testados, como o MDM for Customer que organiza a exploração e workflow de múltiplas fontes de dados de clientes - e o MDM for Total Sales, a primeira plataforma brasileira no conceito de PRM (Prospect Relationship Manager). A MD2 desenvolve também soluções de forecasting e controle de risco baseados em inteligência de dados para segmentos como varejo de massa, utilities, concessão de crédito, logística e planejamento da produção.

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