Pesquisa Mundial Revela que Empresas Adotando Nuvens Precisam de Integrador Confiável

A Infosys, uma líder global em consultoria e tecnologia, revelou os resultados de uma pesquisa mundial da IDC, a qual mostra que mais de 40 por cento das empresas está adotando plataformas em nuvens híbridas. Muitas das empresas entrevistadas apontaram a necessidade de um provedor de serviço externo confiável para ajudar na navegação das complexidades envolvidas quando se muda para um sistema em nuvem.

Os resultados da pesquisa aparecem em um Livro Branco da IDC patrocinado pela Infosys, "Adoção de Nuvem: As Nuvens Privadas são a Preferência Atual, mas as Nuvens Híbridas estão Rapidamente se Tornando uma Realidade". O estudo conduzido pela IDC e disponibilizado em setembro de 2012 entrevistou tomadores de decisões sêniores do setor de TI de 326 empresas grandes nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha.

O ecossistema de nuvens está se tornando mais complexo devido a uma mistura da Tecnologia da Informação pública, privada e sob premissa. As empresas entrevistadas disseram que desenvolver competência em monitorar estes sistemas complexos e gerenciá-los holisticamente se tornou um desafio importante para eles.

Cerca de 56 por cento dos entrevistados está contratando ou considera contratar um provedor de serviço externo para entender como este pode ajudar com sua estratégia em nuvem, adoção de mapa de estrada e implementação. As empresas entrevistadas enfatizaram a necessidade de trabalhar junto com estes provedores de serviços para tratar das complexidades que surgem ao se construir e gerenciar um sistema unificado de nuvem híbrida.

O estudo mostrou que a abordagem do sistema de nuvem e a adoção da nuvem híbrida variam entre os setores. Cerca de 53 por cento das organizações do setor de telecomunicações elaboraram estratégias e mapas de estradas em nuvens, em comparação com mais de 38 por cento das organizações da arena de serviços financeiros. Quando se trata da adoção da nuvem híbrida, os Serviços Financeiros lideram o grupo, com mais de 64 por cento das organizações planejando adotar o sistema, seguidos pelos Serviços de Saúde (47 por cento), de Produção (40 por cento) e de Varejo (37 por cento).

Cerca de 52 por cento dos entrevistados disseram que "escolher os melhores provedores de nuvens e assegurar a integração entre eles" era muito importante e 14 por cento disse que isto era extremamente importante. Aproximadamente 48 por cento das empresas classificaram como sendo de importância muita alta "a segurança dos dados e integração, automação, orquestração de aplicativos entre nuvem privada, nuvem pública e sob premissa em sistemas de TI".

A nuvem privada continua a ser a escolha de preferência, com 69 por cento dos entrevistados planejando adotar esta opção. Ganhos de produtividade e economia de custos (37 por cento e 25 por cento, respectivamente) são as razões mais importantes porque as empresas dizem adotar a nuvem.

Vishnu Bhat, Vice-Presidente e Diretor Global dos Serviços em Nuvem, Infosys Ltd, disse: "Todo mundo concorda que a nuvem se tornou uma parte integral de um negócio de sucesso. Mas como uma organização encara a sua adoção pode ser um desafio. É por isso que uma empresa inteligente precisa de um integrador de ecossistema em nuvem comprovado como seu navegador".

David Tapper, Vice-Presidente da IDC Serviços de Pesquisa Terceirizados, falou: "Estamos observando um aumento definitivo do interesse entre as organizações em investir nos serviços em nuvens. Com provedores de serviços múltiplos e com a complexidade dos sistemas em nuvens híbridas, pode ser um desafio para a maioria das organizações gerenciar e controlar os diversos aspectos do ecossistema, ao mesmo tempo em que mantêm a flexibilidade para escolher os melhores tipos de serviços em nuvem. Este estudo indica que compradores estão procurando um parceiro com um integrador confiável de ecossistema de nuvem que ajude a otimizar seus investimentos em nuvem".

Share This Post

Post Comment