A Avanade, provedora líder de serviços digitais, soluções de negócios e experiências baseadas em projetos para seus clientes,
ajudou a equipe Williams Martini Racing a introduzir uma série de novos avanços digitais durante a temporada 2015 de Fórmula Um (F1), que estarão em ação no Grande Prêmio do Brasil este final de semana, em São Paulo. Como parte de uma parceria de tecnologia de múltiplos anos, a Avanade traz seu conhecimento inigualável e sua experiência com a plataforma Microsoft para ajudar a Williams a continuar liderando avanços em automobilismo e engenharia avançada, além de melhorar a comunicação com seus fãs.
Quando a parceria de tecnologia foi assinada com a Avanade no começo de 2015, a Williams Martini Racing tinha três prioridades imediatas: aperfeiçoar a colaboração interna, aumentar o envolvimento de fãs, e acelerar o acesso aos dados. Em questão de meses, mais de 10 projetos já foram entregues pela Avanade. Entre eles, o redesenho completo do site da Williams Martini Racing, para aumentar o engajamento de fãs e facilitar o acesso às informações sobre a equipe. A Avanade implementou o novo site em Sitecore com Microsoft Azure, tornando a atualização do conteúdo mais rápida e intuitiva para os funcionários da Williams Martini Racing. O Microsoft Azure também permite um provisionamento flexível para cargas de pico, que deve ajudar a Williams Martini Racing a obter economias de até 50%.
A Avanade também está ajudando a Williams Martini Racing a transformar-se em um local de trabalho digital, criando um contexto inteligente para seus funcionários, ajustando os processos de negócios e o trabalho de acordo com o contexto da função de cada pessoa, sua localização e suas tarefas. Por exemplo, com um processo ágil de desenvolvimento de software, a Avanade desenvolveu uma solução para automatizar os testes de túnel de vento da Williams em apenas três meses. Anteriormente, esses testes eram precedidos por longas verificações para garantir que os caros protótipos não danificariam nem seriam danificados pelas ainda mais caras instalações de testes. A solução da Avanade automatiza o processo, analisando e efetuando verificações de qualidade nas solicitações de serviços dos aerodinamicistas, garantindo que as combinações de desenhos do protótipo e as simulações de túnel de vento solicitadas possam ser executadas com segurança. A Avanade também construiu um portal para o processo, que alinha e acelera os fluxos de trabalho de comunicações, onde a Williams estima que economizará cerca de 300 horas de funcionários por ano.
Outro exemplo da transformação da Williams em um local de trabalho digital é o aplicativo de otimização de pneus desenvolvido pela Avanade, que a equipe utilizará na corrida desta semana. O app fornece aos engenheiros da Williams as estatísticas, em tempo real, sobre a performance dos pneus da equipe durante a corrida, e quanto tempo eles devem durar. A Avanade também está trabalhando com a Williams Martini Racing para digitalizar os fluxos de trabalho em toda a organização, implementando o SharePoint Online para aperfeiçoar o compartilhamento de informações, e fazendo a migração da equipe para o Office 365 e Microsoft Lync para melhorar a colaboração interna.
“Nossa equipe de engenharia de corrida contou que, em temporadas anteriores, havia ficado frustrada enquanto os dados eram gerados na pista e não podiam ser utilizados a tempo para a próxima sessão. Isso foi a chave para nós este ano – obter as informações certas na hora certa, para fazer melhorias imediatas”, diz Graeme Hackland, diretor de TI da Williams Martini Racing. “Conseguir refinar nossa estratégia de corrida com base em dados em tempo real dos pneus dos nossos carros é um exemplo tangível de como nossa transformação digital dá suporte ao principal objetivo de negócios da Williams Martini Racing, de aperfeiçoar iterativamente a performance dos carros”, concluiu.
Hamilton Berteli, vice-presidente de Expansão de Mercado da Avanade Brasil, diz: “As tecnologias digitais estão transformando todos os ambientes de trabalho, inclusive o de corridas de F1. Para a Williams Martini Racing, o local de trabalho inclui a fábrica, a viagem para o próximo circuito de corrida, e uma garagem nos boxes da pista”.
“A Avanade se orgulha da parceria com a Williams Martini Racing em sua jornada de transformação digital, e temos o compromisso de ajudar hoje todas as empresas a otimizar seus investimentos em tecnologia e estimular as inovações com o digital e a nuvem”, conclui Berteli.