Desde quando foi fundada, há 53 anos na cidade de Passo Fundo (RS), a concessionária Pampa – empresa do setor automotivo que comercializa veículos e peças da marca Volkswagen – se mantém destaque do segmento em toda a região. Para isso, foi necessário se adaptar às mudanças de mercado e buscar alternativas e diferenciais que permitissem o crescimento da concessionária. Há quatro anos, a empresa começou a investir em uma solução de CRM para melhorar a relação com os clientes e os processos de venda e pós-venda.
Antes da implantação desse sistema, a Pampa não tinha nenhum serviço similar de relacionamento com o cliente. “Nunca havíamos nos preocupado com isso, mas há alguns anos começamos a perceber como uma boa gestão de dados e comunicação com nossos clientes, além de um serviço eficaz para a prospecção poderiam fazer toda a diferença nos resultados da empresa”, conta o diretor da Pampa Veículos, Renato Bellotti. Não existia um sistema para integrar as informações, gerenciar as operações de venda e, principalmente, o pós-venda.
Após uma grande pesquisa de mercado, a concessionária optou pela solução da Syonet –empresa líder de CRM e gestão de clientes para o segmento automotivo. “O sistema da Syonet atende todas as nossas necessidades, além de ser focado no nosso mercado. Os diversos cases de sucesso da empresa não deixaram dúvidas de que nosso investimento teria um ótimo retorno”, ressalta Renato.
E eles não estavam errados. Hoje a Pampa tem quatro profissionais contratados especificamente para atendimento ao cliente. O sistema de CRM trouxe novos conceitos e funcionalidades dentro da empresa e é responsável por realizar pesquisasde satisfação, agendar serviços de revisão e estabelecer um relacionamento que permite antecipar as necessidades do cliente e, dessa forma, fidelizá-lo. Além disso, um trabalho diário para a prospecção de novos clientes é feito via internet, SMS e telefonemas com base no horizonte de compra de cada cliente.
“Com a solução ótimos resultados foram obtidos, mesmo em um momento de crise econômica tão forte. Graças às pesquisas de satisfação, é possível identificar o que melhorar, os motivos de uma venda ter sido efetivada ou não e quais são as principais necessidades do cliente. Além disso, a concessionária tem hoje a melhor pós-venda do Rio Grande do Sul, com cerca de 80% de revisões agendadas de 6 em 6 meses. Antes, essa marca não passava dos 20%”, explica Bellotti.
A expectativa da Pampa Veículos é aumentar ainda mais a equipe responsável pelo sistema de CRM e aprimorar ainda mais os resultados. “A Pampa não existe mais sem um bom sistema de gestão e relacionamento com o cliente. Foi com essa implantação que conseguimos driblar os efeitos negativos da crise e manter bons resultados ao longo dos anos. A ideia é aperfeiçoar ainda mais o serviço e com isso aumentar as vendas e fidelizar mais clientes”, esclarece Renato.