A Salesforce , empresa especializada em soluções de CRM, lançou o Salesforce1 Lightning Connect, solução própria para integrar qualquer fonte de dados com a Salesforce. O Lightning Connect é um novo tipo de integração em tempo real que utiliza o Salesforce 1 Platform em dados armazenados em sistemas legados em back-office. Fornecedores de integração, como Informatica, Jitterbit, MuleSoft, Progress Software, SnapLogic e SoftwareAG, já construíram uma extensa biblioteca de adaptadores para o Lightning Connect, tornando a integração com a Salesforce fácil, com apenas alguns cliques.
"O Salesforce1 Lightning Connect é a maneira mais rápida de integrar todos os dados com a Salesforce", explica Mike Rosenbaum, vice-presidente executivo e diretor geral de Salesforce1 Platform na Salesforce. "Agora, os clientes podem estender todos os benefícios da plataforma para toda a sua empresa, mesmo que os dados estejam armazenados em outro sistema ou na Salesforce”, completa.
Conectando dados fragmentos de back-office em front-office atuais
A integração de dados tem sido um ponto crítico para CIOs e departamentos de TI. No entanto, é essencial para que as empresas executem seus negócios. As integrações podem ser complexas, caras e demorar até um ano para serem construídas. De acordo com uma pesquisa recente realizada com CIOs, 48% acreditam que a integração de dados é seu primeiro ponto crítico[1]. As abordagens atuais para integração de dados, como carregar manual de arquivos, FTP, protocolo point-to-point (PPP) ou Enterprise Service Bus (ESB), tem escopo limitado ou extremamente complexo de programar. De acordo com o Gartner, “as organizações estão exigindo cada vez mais que os dados sejam entregues ou processados em tempo real para coincidir com a velocidade de seus negócios. As empresas esperam uma latência reduzida e dados entregues em tempo real. A tecnologia de integração de dados, incluindo o uso da capacidade de memória para federar dados, está se tornando a chave para alcançar essas metas[2]”.
A Salesforce está lançando o Salesforce1 Lightning Connect, um novo tipo de integração em tempo real, que mudará a forma como as empresas vão acessar e se conectar aos dados armazenados em sistemas legados. Ao contrário de outras ferramentas de integração, o Lightning Connect poderá ser configurado em minutos com ferramentas point-and-click, sem copiar ou armazenar dados desatualizados na Salesforce. Por isso, o Lightning Connect é:
- Rápido: A integração pode ser completamente livre de código, permitindo que qualquer usuário se conecte rapidamente com apenas alguns cliques, sem gastar meses ou anos em integrações. Por exemplo, as organizações de vendas podem trazer dados de pedidos de aplicativos externos para o Salesforce Sales Cloud1, permitindo que os executivos de vendas possam verificar o status do pedido em qualquer lugar, através do Salesforce1 Mobile App.
- Tempo real: Os dados não são copiados e salvos em vários lugares. Com o Lightning Connect, usuários de negócios ganham acesso a informações atualizadas, para que possam acompanhar a execução de seus negócios e para que o TI possa gerenciar vários fragmentos e projetos de integração complexos. Por exemplo, com o Lightning Connect, empresas podem processar retornos de clientes e observá-los em tempo real no Salesforce Service Cloud1, permitindo suporte para todos os consumidores com facilidade.
- Extensível: O Lightning Connect amplia o poder do Salesforce1 Platform e torna mais fácil trazer dados que estão fora e tratá-los como estivessem na Salesforce. Usuários podem pesquisar dados externos, usá-los no código do Visualforce e Apex para construir aplicativos personalizados, além de relacioná-los com os dados do cliente. Por exemplo, as equipes de marketing podem construir aplicativos de fidelização de clientes no Heroku e criar dados para o aplicativo disponível na Salesforce.
Novo ecossistema de integração Lightning Connect
A demanda para conectar dados legados à Salesforce tem crescido na medida em que clientes têm aumentado o número de dados externos no ecossistema. Construído sobre o OData, um protocolo de acesso à dados abertos, o Lightning Connect é a primeira solução de integração da Salesforce construída nos padrões da indústria. Alguns principais provedores de integração, como Informatica, Jitterbit, MuleSoft, Progress Software, SnapLogic e SoftwareAG, expandiram suas soluções para incluir suporte para OData e Lightning Connect, transformando a integração com Salesforce mais fácil e mais poderosa.
Heroku External Objects for Salesforce
O Heroku External Objects for Salesforce permite que empresas construam modernos aplicativos voltados para o cliente, utilizando tecnologias como Node, Ruby, PHP e Java em Heroku, além de conectá-los a Salesforce. O Heroku External Objects for Salesforce torna os dados de aplicativos, dados operacionais, dados de clientes – ou qualquer dado no Heroku Progress – disponíveis dentro do Salesforce. A configuração simples de point-and-click facilita a integração do Lightning Connect com a capacidade de escala e padrões abertos do Heroku.
Salesforce1 Platform, o PaaS líder no mundo
Com o Salesforce1 Platform, o PaaS líder no mundo, empresas podem transformar os departamentos de TI em centros de inovação e ultrapassar a concorrência. Com mais de quatro milhões de aplicativos e 1.8 milhão de desenvolvedores, o Salesforce1 Platform é uma plataforma confiável e para empresas inovadoras em todo o mundo. Companhias como Brown-Forman e HD Supply Facilities Maintenance estão construindo aplicativos mais rápidos, ajudando cada usuário a crescer com a velocidade dos negócios. Os mais de 4.100 clientes que participaram de um estudo recente relataram que a Salesforce1 Platform entregou 52% de aplicações mais rápidas, 52% de configurações do aplicativo e 42% de diminuição de custo de TI.[1]
Preço e Disponibilidade
- O Heroku External Objects for Salesforce já está disponível como parte do Heroku Connect e os preços são baseados em recursos e usos.
- O Salesforce1 Platform e o Salesforce1 Lightning Connect já estão disponíveis.
- O Salesforce1 Platform já inclui todas as licenças de usuário do Salesforce CRM.
- O Salesforce1 Lightning Connect tem preço fixado por fonte de dados e a assinatura mensal tem valor inicial de US$ 4.000 por mês.
[1] Source: Salesforce Customer Relationship Survey conducted March 2014 - May 2014, by an independent third-party, Confirmit Inc., on 4,100+ customers randomly selected. Response sizes per question vary.
[1] Salesforce Research conducted July – August 2014 by an independent third-party Confirmit. Sample Size = 564 respondents / 1,801 responses. Data shown is % of respondents.[2] Gartner, The State of Data Integration: Current Practices and Evolving Trends, Eric Thoo, Ted Friedman, Mark A. Beyer, 03 April 2014.