Soluções de pagamentos móveis vão impulsionar vendas

A Mahindra Comviva, empresa  global  fornecedora  de soluções de mobilidade, em parceria com a Ovum Consulting, publicou um estudo sobre a crescente adoção de soluções de POS (Point of sales), ou soluções de pagamentos móveis. Aproximadamente 1,2 milhões de transações eletrônicas via Mastercard para comerciantes em todo o mundo, e cerca de 75% dos estabelecimentos comerciais aceitam pagamentos com cartão. comercio

A mobilidade está transformando a maneira como os comerciantes realizam suas vendas e interagem com os clientes. A mudança de mobilidade está impactando profundamente os pagamentos com cartão, alimentando a rápida adoção e aceitação de soluções de pagamentos móveis entre muitos de estabelecimentos. Além de transformar os processos, as soluções de pagamentos móveis podem criar uma nova fonte de valor, melhorando a produtividade e criando um novo e poderoso canal para melhorar as transações e direcionar as ações de marketing.

O crescimento inicial das soluções de meios de pagamentos móveis foi impulsionado pela adoção entre pequenos comerciantes, mas existem outras oportunidades para os grandes estabelecimentos também. Os pontos de venda móveis permitem que os maiores varejistas sejam mais eficientes e melhorem a experiência de compra na loja para os consumidores, bem como equipem os vendedores com opções de pagamento integrado. Outro benefício para todos os comerciantes, grandes ou pequenos, é a capacidade de recolher dados dos clientes. Uma análise sofisticada pode filtrar operações de pagamento e fazer recomendações aos comerciantes, como relatórios com informações de padrões de compra e preferências.

“Os pontos de vendas estão mudando fundamentalmente. Hoje os comerciantes migraram dos caixas tradicionais para onde quer que o cliente esteja, seja na internet, andando pelos corredores de uma loja, viajando ou descansando na praia. A implementação de meios de pagamentos móveis tem seus desafios, por isso os comerciantes têm que analisar quais as soluções mais adequadas para seus negócios e quais atendem melhor às demandas do consumidor”, explica Srinivas Nidugondi, vice-presidente sênior e chefe de soluções financeiras móveis da Mahindra Comviva.

O estudo também aponta a necessidade de customização das soluções de pagamentos móveis. Embora os comerciantes tenham dificuldades parecidas, é impossível que uma única solução possa atender a todos, pois as demandas dependem muito das verticais de atuação. As necessidades de negócios de uma pequena cafeteria são diferentes das de um negócio com uma grande força de vendas em campo, que são diferentes dos de lojas de rua. Utilizar as soluções de pagamentos móveis pode promover diferentes formas de integração dependendo do tamanho e da categoria do negócio. Grandes comerciantes, por exemplo, têm uma necessidade de integrar meios de pagamentos móveis com os meios de pagamentos já existentes e também com a infraestrutura de TI, como soluções de ERP, por exemplo.

 

Share This Post

Post Comment