Próxima geração de plataformas computacionais

A Intel Corporation revelou detalhes sobre a próxima geração das plataformas baseadas no processador Intel Xeon e na arquitetura Intel Many Integrated Core (Intel MIC) projetada para a computação HPC (de alto desempenho, de acordo com a organização). A divulgação aconteceu durante o SC’11, conferência intenacional de HPC, redes, armazenamento e análises.

“A aceitação dos clientes para o processador Intel Xeon E5 excedeu as nossas expectativas e está estimulando a mais rápida estreia na lista TOP500 de qualquer processador na história da Intel”, afirmou o gerente geral de Computação Técnica do Grupo de Datacenter e Sistemas Conectados da Intel, Rajeeb Hazra. De acordo com o executivo, o conjunto de equipamentos é um processador para servidores a oferecer suporte para a integração da especificação PCI Express 3.0.

Segundo informações da companhia, resultados dos primeiros testes de desempenho revelaram que o Intel Xeon E5 oferece até 2.1 vezes o desempenho em FLOPS (Operações de pontos flutuantes por segundo medido pelo Linpack). “Coletar, analisar e compartilhar quantidades de informação é fundamental para as atuais atividades científicas e requer novos níveis de desempenho e tecnologias de processador projetadas precisamente para esse propósito”. De acordo com a empresa, os processadores entraram na 38ª edição da lista Top500, anunciada na SC’11, esta que para a empresa representa demonstra que cientistas e instituições continuam a basear supercomputadores nos processadores Intel Xeon.

A empresa também informa que mais de 20.000 dos equipamentos estão em operação e a próxima geração do processador equipará inúmeros outros futuros supercomputadores, incluindo o “Stampede” de 10 PFLOPS do Centro de Computação Avançada do Texas, o “Yellowstone” de 1.6 PFLOPS do Centro Nacional para Pesquisas Atmosféricas, o “Curie” de 1.6 PFLOPS do GENCI, o sistema de 1.3 PFLOPS do Centro Internacional de Pesquisa em Fusão de Energia (IFERC) e na expansão de mais de 1 PFLOPS do “Pleiades” da NASA.

Share This Post

Post Comment