Novas tecnologias biométricas garantem segurança e conferem maior praticidade ao cotidiano

As tecnologias biométricas e de identificação humana têm apresentado constante evolução e trazem grande contribuição para ampliar a oferta de serviços, driblar a desburocratização, proteger pessoas, inibir fraudes e crimes de falsificação de documentos. “Tal tecnologia de biometria e identificação humana aplica-se nas mais diversas áreas, como: finanças, varejo, e-commerce, segurança, saúde, governo, educação e dispositivos de consumo”, explica Luciano Baptista, responsável pelo Biometrics HITech, “único evento especializado no Brasil com o foco em negócios”, evidencia.biometria

Principais empresas do setor de biometria e identificação humana participaram do 2º Biometrics HITech, que aconteceu de 10 a 12 deste ano, no Centro de Eventos Fecomercio, em São Paulo.

Akiyama, empresa de Curitiba, vendeu recentemente para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o Biocrypto, um leitor ótico que alcança as camadas digitais mais profundas do dedo, que foi um dos destaques do evento. Trata-se de uma solução de identificação de impressão digital com criptografia que utiliza leitores de alta qualidade de captura certificados pelo FBI. O Biocrypto garante que a captura enviada ao sistema do cliente seja feita pelo leitor autorizado, evitando fraudes, troca ou qualquer outra alteração do equipamento de leitura que possa comprometer as informações biométricas sigilosas.

A Gemalto expôs novas carteiras de identidade, que contêm um chip com leitura biométrica, atendendo a três funções distintas, ou seja, identificação, autenticação e assinatura, proporcionando segurança, confidencialidade e abrindo as portas para os serviços eletrônicos. O novo documento possui várias aplicações como em administrações locais, delegacias, bancos, setor social, saúde, entre outros. Já em uso no Uruguai, o documento (único) vem ao encontro do projeto proposto pelo TSE.

Thales apresentou um documento de identificação com os dados biométricos criptografados (com leitura de digitais, íris e face) que não permite falsificação, que pode ser utilizado, por exemplo, pelo varejo e em empresas de saúde, pois evitam fraudes na compra de produtos e/ou serviços.

Aware mostrou o seu portfólio de produtos para cadastramento e identificação utilizando impressões digitais, face e íris. Além disso, introduziu o Face Workbench, que é uma aplicação para análise facial, com o objetivo de auxiliar especialistas na avaliação de imagens faciais e como ferramenta complementar aos sistemas de reconhecimento facial. Apresentou ainda uma solução para detecção de vivacidade aplicado à validação de usuários em plataforma móvel.

A 3M expôs seuportfólio de produtos que oferece opções de captura e avaliações em tempo real, com os mais rigorosos e confiáveis níveis de qualidade, tempo de respostas e aderência a padrões internacionais, como: os Leitores Biométricos PIV para Verificação; Leitores Biométricos Appendix F para cadastro civil e criminal (2-2-1, 4-4-1 e Palmar), SDKs de alto nível e qualidade; e Leitores de Documentos para controle de fronteira e idade mínima.

A NEC esteve presente com o seu sistema autorizado de identificação multibiométrica NEC ABIS, projetado para potencializar a pesquisa multimodal, com o suporte de diversas fontes biométricas, tais como: impressões digitais, imagens faciais, impressões palmares e captura de íris. As soluções NEC podem ser utilizadas na identificação civil, na identificação criminal e como motor de pesquisa multimodal.

A HID Global mostrou os novos os módulos e sensores de impressão digital da série V V4xx Lumidigm® que possuem alto desempenho biométrico com criptografia de dedos, projetados para simplificar as transações para os usuários e eliminar fraude para as instituições financeiras e bancos, sistemas de saúde e eleitoral.

A terceira edição do evento será em setembro de 2017, em Brasília, em realização conjunta Congresso Brasileiro de Identificação da Federação Nacional dos Profissionais em Papiloscopia e Identificação (Fenappi).

Share This Post

Post Comment