Família de sistemas integrados com inteligência da IBM

A IBM e a ValeCard, empresa de gestão de benefícios do GRUPO CEPHAS que atua nos setores de meios de pagamento, agropecuário, imobiliário, rastreamento e saúde, entre outros, anunciaram o caso de sucesso da uberlandense após um ano de adoção da família de sistemas integrados com inteligência PureSystems. A companhia foi a primeira do País a apostar na nova tecnologia, lançada mundialmente em abril de 2012, tendo como objetivo ampliar a disponibilidade e suprir a crescente demanda do ambiente de TI.infra TI

Com os negócios em considerável expansão ano a ano – a empresa registrou crescimento acima de 40% entre 2008 e 2011 –, a ValeCard precisava de uma infraestrutura robusta para gerenciar milhares de informações de transações provenientes de contratos com grandes companhias e governos. Além disso, era necessário ter disponibilidade em seu data center para atender às regulamentações de negócio de seu segmento. Desenvolvida e implementada pela Core Technologies, parceiro comercial da IBM para a região do Triângulo Mineiro, a tecnologia IBM incluiu, além de servidores x86 rodando a solução de virtualização aberta baseada na tecnologia KVM – com a versão 6.3 da plataforma Red Hat Enterprise Linux –, servidores Power e Storage IBM Storwize V7000. Hoje, após um ano operando a nova tecnologia, a ValeCard colhe expressivos benefícios.

A dupla PureFlex System e KVM otimizou o espaço no data center ao consolidar 2,5 vezes mais máquinas virtuais por máquina física. Além disso, a ValeCard diminuiu custos com licenças de software, baixou os níveis de interrupções no sistema, otimizou servidores e reduziu custos operacionais em 30%, o que impactará diretamente nas metas de ROI (Retorno sobre o Investimento) nos primeiros 18 meses da implementação. Na prática, isso tudo significou melhora no tempo de resposta das aplicações, mais agilidade nos processos de entrega ao cliente final, aumento significativo da base de clientes (foram três novos grandes contratos fechados pela ValeCard nos últimos três meses), ampliação da disponibilidade dos ambientes de negócio e 30% de aumento na receita.

“Antes de implementar a solução da IBM nosso sistema demorava duas semanas para disponibilizar uma máquina virtual. Agora, esse processo se conclui em uma hora e meia”, conta Edmo Lopes, gerente de Redes, Infraestrutura e Segurança da ValeCard. “Hoje, o PureSystems roda serviços que não sofrem interrupções desde a implementação, no ano passado. No início não cogitávamos incluir o ERP no sistema, mas o desempenho foi tão superior que também o levamos pra lá”, destaca o executivo, complementando que, neste caso, a escolha de levar o ERP para o PureSystems resultou em um aumento de 50% na performance do sistema. Sobre a tecnologia KVM, Edmo ressalta que ela é a “mola mestra” de toda a estrutura, pois proporciona alto nível de flexibilidade nos processos e agilidade operacional. “Com KVM conseguimos tornar muito mais rápidas as entregas de novos projetos e serviços, a criação de novos ambientes e os processos de homologação das aplicações.”

O diretor de operações da empresa, José Geraldo Ortigosa, informa que os resultados do investimento foram tão bons que a ValeCard acaba de expandir a base PureSytems com foco em um novo ambiente de continuidade de negócios. “A tecnologia IBM minimizou a quase zero os incidentes relacionados à interrupção dos negócios e esse é um dos principais fatores que nos levou a expandir o projeto, usando a mesma receita”, ressalta, lembrando das próprias expectativas de um ano atrás: “optamos pelo PureSystems acreditando que o sistema nos daria liberdade para crescer, e foi exatamente isso que aconteceu. Crescemos e fomos totalmente suportados pela tecnologia”, conclui Ortigosa.

Lançada pela IBM em abril de 2012, a família PureSystems é resultado de US$ 2 bilhões em investimentos, representando um movimento sem precedentes da IBM na busca pela completa integração de todos os elementos da tecnologia computacional.  Ele reúne, em uma só solução, as funcionalidades mais adequadas a ambientes que demandam flexibilidade e resposta rápida para o mercado, centralizando o gerenciamento da infraestrutura de TI.

Share This Post

Post Comment