Hoje, uma coligação de líderes no ecossistema da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), incluindo a AMR, Cisco, Dell, Intel, Microsoft Corp. e o Laboratório Edge da Universidade de Princeton se reuniu para formar o OpenFog Consortium. O objetivo deste consórcio é acelerar a implementação de tecnologias Fog através do desenvolvimento de uma arquitetura aberta e tecnologias essenciais, incluindo as capacidades da computação distribuída, formação de redes e armazenamento, bem como a liderança necessária para utilizar todo o potencial da IoT. A arquitetura OpenFog traz inteligência completa da Nuvem para os terminais IoT utilizando uma abordagem aberta padronizada. Os membros fundadores construirão estruturas e arquiteturas iniciais, as quais reduzem o tempo necessário para fornecer cenários IoT completos.
A computação fog (em neblina) distribui os recursos e os serviços da computação, comunicação, controle e armazenagem mais perto dos dispositivos e sistemas, junto ou perto dos usuários. O consórcio global sem fins lucrativos OpenFog vai conduzir a indústria e as lideranças acadêmicas nas arquiteturas da computação em neblina com documentos técnicos, plataformas de testes e outros produtos que demonstram as melhores práticas para a interoperabilidade e a componibilidade entre as arquiteturas em nuvem e edge. Através da utilização de trabalhos já existentes sobre padrões e abordagens comprovadas, o consórcio reduzirá o tempo necessário para fornecimento de cenários IoT completos (tecnologias, arquiteturas, plataformas de testes e desenvolvimento de negócios) exigidos pelo mercado.
O OpenFog Consortium vai construir as estruturas e arquiteturas iniciais até o início de 2016, com anúncios adicionais esperados para o IoT World Forum em Dubai, de 6 a 8 de dezembro de 2015.