Pesquisa aponta que empresas estão atentas à capacitação de líderes e times, open innovation e programas de intraempreendedorismo

Com o objetivo de entender as iniciativas e barreiras para a cultura de inovação dentro das companhias, a ACE Cortex, consultoria de inovação, realizou um mapeamento que entrevistou 277 pessoas com cargos de diretor, gerente, c-level e coordenador de pequenas, médias e grandes corporações com o faturamento anual partindo de R4,8 milhões até R500 milhões de receita, de mais de 15 setores, entre eles tecnologia, serviços, finanças, educação, construção, automotivo, energia, varejo, saúde entre outros.

Apesar de 91% dos entrevistados responderem que estão familiarizados com o tema "cultura de inovação", os dados sobre como esses profissionais identificam o grau de maturidade da sua companhia quando falamos de cultura de inovação mostra como precisamos evoluir nesse aspecto: pouco mais da metade deles (52,4%) define a empresa em que trabalha com um grau de maturidade satisfatório*, contra 46,2% dos entrevistados que avaliam a companhia com uma maturidade insatisfatória.

Sobre os principais benefícios da cultura de inovação, 78% dos entrevistados afirmam que "permite à empresa ser capaz de evoluir seu negócio principal ao mesmo tempo em que explora novas oportunidades de negócios, mercados ou clientes". Entre outras respostas, para 6,8% "coloca o cliente no centro da tomada de decisões", e 5,8% acreditam que "viabiliza a adoção de novas tecnologias para maior agilidade nos processos".

Entre as iniciativas que as empresas dos entrevistados já realizam voltado à cultura de inovação, foram mencionados “capacitação de líderes” (60.1%), “capacitação dos times” (45.1%), “open innovation” (42.2%), “programas de intraempreendedorismo” (38.4%), “Transformação Digital” (33.2%), “comunicação assertiva” (21.6%), “ESG” (10.4%), “gestão de performance” (10.4%), “corporate venture building” (6.3%) e “corporate venture capital” (4.1%).

Partindo do pressuposto que a "capacitação de líderes" foi a mais mencionada pelos respondentes, a pesquisa quis entender quais as vantagens da capacitação da liderança. A maioria respondeu que é para “melhorar eficiência e produtividade” (57.8%), seguida por “liderança mais preparada para os novos desafios” (45.9%), e “ser vista como uma empresa inovadora para o mercado” (39.2%).

Entre as barreiras que as empresas dos entrevistados enfrentam para consolidar uma cultura em prol da inovação, destaque para: silos entre as áreas (26.5%), falta de crença e entendimento que a cultura de inovação gera resultados (21.6%), falta de capacitação dos times (13.1%), inovação não é prioridade da empresa (12.3%), outros (23.9%).

Por fim, o report quis identificar "qual área é a principal responsável pela cultura de inovação de cada empresa" e o que chama a atenção é que o setor de pessoas, o RH, foi citado apenas por 4,1% dos entrevistados. As áreas mais mencionadas foram: “inovação/novos negócios” (40.7%), “comitê estratégico” (15.3%) e “tecnologia” (9.7%), além da área de “marketing” (3.4%). 20.9% dos entrevistados responderam não haver uma área responsável pelo tema.

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