Na abertura do CA World 2015, nesta quarta-feira em Las Vegas, o CEO da CA Technologies, Mike Gregoire, demonstrou como a inovação está mudando o cenário de negócios e conclamou os líderes empresariais a colocarem o software como um princípio básico de seus negócios, para se manterem relevantes em um mundo em constante mudança.
O desafio da velocidade
Gregoire afirmou que é imperativo que as companhias baseiem seus negócios em softwares, para que possam se antecipar a ondas de inovação. A Economia dos Aplicativos exige que os executivos atuem com agilidade para ter sucesso – juntamente com um foco em APIs, implementação de DevOps e um investimento significativo em Segurança. Aqueles que conseguirem impulsionar os negócios na nova onda de inovação e canalizar o poder da disrupção para entregar as mais rápidas soluções irão prosperar. Os que restarem, estarão fora do mercado.
“Quinze anos se passaram desde o lançamento do computador, em 1978, até o primeiro browser de internet (1993). Do browser de internet até o Facebook, passaram-se somente nove anos, sendo que a pressão por inovação cresce cada vez mais rapidamente. O primeiro smartphone foi lançado na metade dos anos 2000 e levou apenas cinco anos para a “economia de compartilhamento” aparecer. É fundamental pegar a onda assim que ela aparece – ou arriscar ser deixado para trás. A janela de oportunidades para surfar na onda está ficando menor, e os livros de história estão cheios de contos de grandes companhias que uma vez foram fortes... mas não deram o devido valor à necessidade de inovação. Hoje, inovação é incrivelmente democrática e rápida e caminha em passos exponenciais”, afirmou Gregoire.
Software como uma base de organização
Gregoire perguntou ao público: “Como você toma o poder, a conectividade e a inovação disponível e os transforma em produtos e serviços melhores?” A resposta dele: software.
“Não apenas software como um produto da tecnologia, mas também como uma base de organização para o seu negócio. Software com a habilidade de se tornar uma alavanca para inovar e crescer, que provê escala, reduz atritos e aumenta a velocidade. Software cria modelos de negócios completamente novos”, explicou.
O poder Ágil
Como uma peça chave para a transformação digital, a CA Technologies está investindo pesado em Desenvolvimento Ágil, disse Gregoire. “A metodologia Ágil é central para o sucesso. Não apenas para desenvolvedores, mas para todos os negócios que precisam crescer no cenário atual da Economia dos Aplicativos. É algo fundamental no processo de Transformação Digital”.
Foco renovado e estratégia
Gregoire detalhou o foco renovado da CA na entrega de produtos líderes e abordou as contratações estratégicas de Otto Berkes, ex-HBO, como Chief Technology Officer e Ayman Sayed, proveniente da Cisco, como Chief Product Officer.
“Hoje, analistas avaliam nossas ofertas como líderes em muitas das categorias em que competimos. Nós temos ampliado nosso investimento em Pesquisa & Desenvolvimento e, ao mesmo tempo, adquirimos as melhores tecnologias para aumentar nosso portfólio de soluções. Estou muito orgulhoso do nosso progresso, mas ainda não estamos satisfeitos. Temos um compromisso firmado de continuar crescendo, tendo em vista que não há limite no desafio de inovar em prol dos nossos clientes”, explicou Mike.