Gomaq lista as principais diferenças entre a impressão offset e a impressão digital

O mercado de impressões dispõe atualmente de dois mecanismos para realizar seus trabalhos, a impressão digital e a offset. 74166Com os avanços tecnológicos essas opções foram evoluindo podendo realizar trabalhos com prazos cada vez menores. É um erro pensar que uma tecnologia veio para substituir a outra, uma vez que, elas se completam e atendem as demandas impostas por um público cada vez mais exigente.

É necessário entender o perfil do negócio e da própria impressão para que ela seja aplicada à necessidade correta, afinal as opções oferecem tecnologias diferenciadas que atendem segmentos e trabalhos específicos. Para isso a Gomaq, uma das maiores distribuidoras de equipamentos de impressão e serviços de terceirização de impressão, levantou as principais diferenças e como a impressão digital e a offset podem ajudar o seu negócio.

O sistema de impressão offset utiliza matrizes a partir de chapas de alumínio que servem como meio de gravação e transparência da imagem para o substrato, as cores CMYK são impressas uma a uma e formam as imagens por adição da pigmentação das cores, o método possibilita a impressão em diversos substratos e gramaturas, do papel ao plástico.

Já a opção digital elimina parte da mecânica acima e, em alguns equipamentos, as cores são impressas de uma única vez e de forma direta. Este sistema é bastante utilizado para provas de impressão, impressão de dados personalizados e pequenas tiragens.

A impressão offset é indicada para grandes tiragens ou necessidade de uma cor pantone, este método permite ainda uma variedade muito maior de trabalhos personalizados e tintas especiais, como cores fluorescentes e metálicas. Se o prazo é curto, o número de impressos é pequeno ou há dados variáveis, a impressão digital é a solução mais indicada. Isso por que a impressão offset tem custo fixo, independente da tiragem.

A impressão digital possibilita provas digitais com aplicação das curvas de variação tonal no suporte em que será impresso o material. Essa opção evita cortes de tiragens, setups e perdas além das calculadas nos processos de PI, impressão e acabamento.

Com grandes clientes na área corporativa, a Gomaq trabalha nos canais de Soluções, Distribuição e Governo e atua com as marcas: Brother, Lexmark, SHARP, RISO, UNIBIND, DASCOM, e Xerox, onde já conquistou mais de 15 prêmios em várias categorias.

O importante é saber identificar o perfil em que se enquadra a empresa, pois somente assim será possível adquirir produtos e tecnologias compatíveis à prestação de serviço, oferecendo assim agilidade e qualidade aos clientes.

Share This Post

Post Comment