Jornada RPA – Seis etapas para uma implementação bem-sucedida de automação

Jornada RPA – Seis etapas para uma implementação bem-sucedida de automação

A automação de processos robóticos (RPA) está transformando a maneira como muitos tipos de organizações fazem negócios. As empresas querem adotar a tecnologia transformadora, mas lutam para saber por onde começar, quais processos automatizar e como medir as linhas de base, o que pode resultar na morte de seus projetos na chegada - cerca de 60 a 70 por cento dos projetos RPA iniciais falham em atender expectativas de acordo com o Institute for Robotic Process Automation & Artificial Intelligence.

Reunimos as seis etapas que você precisa seguir para prosseguir sua jornada RPA com a quantidade certa de conhecimento e estratégia. Com esta estrutura útil para que você se concentre nos objetivos certos, você estará no caminho certo para uma transformação digital sustentável e bem-sucedida.

1. Aprenda o que é RPA e o que não é
Comece entendendo o que o RPA pode e não pode fazer. A tecnologia RPA ajuda sua organização a funcionar com mais eficiência, assumindo tarefas manuais repetitivas e entregando-as a bots de software. No entanto, esses bots não se autoaprendem, pensam ou agem por conta própria - os humanos ainda são os “cérebros” da operação. Mas, ao trabalhar em conjunto com uma força de trabalho digital, os funcionários podem se concentrar mais em funções de trabalho mais complexas e de valor agregado.

2. Identificar oportunidades potenciais de RPA
Ouvir sobre os benefícios do RPA fará com que você queira automatizar tudo. Mas para ter sucesso, você precisa começar pequeno. À medida que você começa, os melhores processos para automatizar são tarefas repetitivas, rotineiras e banais - como entrada e extração de dados.

3. Selecione Casos de Uso Iniciais e Defina os Critérios de Sucesso
Depois de criar sua lista de desejos, é hora de restringir sua escolha para um caso de uso inicial. Classifique sua lista de desejos considerando o tempo economizado, a frequência, a criticidade e o esforço que seria necessário para automatizar e escolha o processo que marca mais caixas. Em seguida, você pode definir o que considerará seu piloto um sucesso, vendo como o RPA melhora cada uma dessas áreas.

4. Solução piloto para o caso de uso inicial
Existem muitas soluções RPA por aí, mas nem todas são criadas da mesma forma. Este é um ótimo momento para testar uma solução RPA. Uma avaliação não apenas permite que você teste o RPA, mas também o ajuda a encontrar a solução certa para suas necessidades organizacionais exclusivas e a se familiarizar com o software. Procure fornecedores que possam oferecer suporte de processo de ponta a ponta e, ao mesmo tempo, ter os recursos para se tornar totalmente operacional rapidamente.

5. Avalie os resultados e documente as lições aprendidas
Com os critérios de sucesso claramente definidos da Etapa 3, deve ser fácil medir os resultados do seu caso de uso piloto. Reveja como as coisas correram e documente o que correu bem, o que poderia ter sido melhor e quaisquer outras lições aprendidas. Compare os custos de implementação, implantação e manutenção em relação a quanto tempo é economizado, se a precisão é aprimorada e quão pouca intervenção humana é necessária. Isso o ajudará a determinar se deseja avançar com uma solução RPA.

6. Expanda para o próximo caso de uso e repita as etapas piloto, medida e expansão
Se você gostou do que o software RPA tem a oferecer e ficou satisfeito com os resultados do seu caso de uso piloto, é hora de expandir. Desça na sua lista de desejos da Etapa 2 e experimente o RPA em outras áreas da sua organização. As etapas da jornada do RPA não precisam terminar, pois sempre há processos que podem ser simplificados por meio do RPA.

Publicado originalmente em Automate

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