A Unisys Corporation anuncia novos desenvolvimento de software, incluindo a integração com containers Docker, gestão deVMware e base de dados Microsoft SQL, promovendo avanços significativos para os sistemas ClearPath Forward Esses novos recursos promovem a evolução da solução open source, em plataformas orientadas por software, para que seja o núcleo das operações em Data Centers híbridos definidos por software.
Essas novas capacidades potencializam o desempenho de aplicações em sistemas ClearPath Forward, aprimoram o gerenciamento da infraestrutura de TI em toda a empresa, reforçam a proteção de dados para operações críticas, expandem o suporte para tecnologias de virtualização de terceiros e simplificam o desenvolvimento de aplicações.
Dessa forma, a Unisys integra totalmente as funcionalidades de sua plataforma Forward - oferecida anteriormente de forma distinta para aplicações Linux e Microsoft Windows - na linha ClearPath, aproveitando a arquitetura computacional fabric baseada em software.
Os principais avanços do ClearPath Forward são:
- Múltiplas partições fabric seguras, que isolam os dados e aumentam a segurança;
- Integração com containers Docker e gestão de VMware para virtualização;
- Troca de informações entre ClearPath e bases de dados Microsoft SQL;
- Serviços de integração de aplicações que simplificam o desenvolvimento em múltiplas plataformas.
- Ethernet gateway switching, para interoperabilidade com data centers já existentes.
"Redefinir a linha ClearPath Forward para uma plataforma orientada por software é a base da estratégia tecnológica da Unisys", afirma Tarek El-Sadany, vice-presidente sênior de Tecnologia e CTO Global da Unisys. "Reconhecemos que o software traz mudanças significativas e de valor para os clientes ClearPath Forward, e isso demonstra nosso compromisso em fornecer continuamente novos recursos que permitam que os sistemas sirvam como base para infraestruturas de TI híbridas e totalmente integradas. Essas melhorias permitem que nossos clientes entreguem serviços de negócios críticos aos consumidores de maneira fácil e ágil, com um custo operacional significativamente mais baixo, enquanto podem fazer investimentos de longo prazo na área de TI."
O produto ClearPath Forward baseado em software roda em processadores Intel Xeon. A solução reúne todos os recursos de computação e componentes por meio de uma interconexão de alta velocidade, com um software de particionamento seguro da Unisys (s-Par®), gerenciando todas as cargas de trabalho das aplicações. Cada partição é um blade definido por software que possui processamento, memória e recursos de entrada/saída dedicados para cada operação, o que elimina o isolamento entre as aplicações para recursos de computação, além de permitir o ágil desempenho e a máxima segurança.
Cada sistema ClearPath Forward pode oferecer suporte às partes que operam nos ambientes Unisys MCP ou OS 2200, bem como em Linux ou Windows. Os aplicativos em execução em todos os ambientes de um determinado sistema podem trocar dados por meio da plataforma de fabric computing.
Gestão simplificada - Evolução na capacidade de operações e em segurança
A nova capacidade de fabric acelera o tráfego, aumenta a segurança para operações sensíveis e também para os dados associados. Permite aos usuários indicar até 118 canais para prioridade de acesso aos recursos adicionais, além de fornecer segurança extra. Por exemplo, uma aplicação de empresa do segmento de saúde, ou mesmo da área de RH, que utiliza dados sensíveis são exemplos ideais de informações que podem migrar de um servidor separado para uma partição específica ClearPath Forward, dentro de uma estrutura fabric segura.
As estruturas de segurança utilizam protocolos de acesso direto à memória (Remote Direct Memory Access - RDMA)para oferecer melhor desempenho. Para cargas de trabalho adicionais e proteção de dados, a plataforma fabricindica a autenticação para uma rede separada "fora do grupo" da rede administrativa, fornecendo capacidades de LAN (VLAN) com maior segurança. A solução Unisys StealthT é uma opção para promover segurança adicional. A integração com Docker e VMware amplia as opções por tornar os sistemas ClearPath Forward parte da infraestrutura de TI da empresa.
A nova integração do sistema ClearPath Forward com a popular plataforma Docker com base em containers permite que múltiplas aplicações sejam executadas em seus próprios containers dentro de uma única partição e com apenas uma cópia do sistema operacional - de forma diferente do padrão de sistemas virtualizados, que costumam exigir uma cópia do sistema operacional para cada máquina virtual. Isso aumenta a densidade das operações no sistema ClearPath Forward, enquanto reduz o excesso de recursos, aumenta a segurança para as operações do Docker por meio de autenticações e simplifica a gestão de toda a infraestrutura.
Uma interface de programação de aplicações (API) permite que o VMware vCenter Server visualize as partições Windows e Linux no ClearPath Forward, de forma que os administradores possam ver o status da partição e o funcionamento da estrutura, gerencie as cargas de trabalho e disponha de outras novas. Esse recurso não apenas simplifica a gestão de infraestrutura, mas também amplia o número de servidores virtuais que podem ser apoiados no caso de operações de negócios críticos.
A solução Unisys Data Exchange agiliza as operações ao reduzir o processamento em grupos e permite que os aplicativos enviem dados quase em tempo real para os bancos de dados Microsoft SQL e para os bancos de dados nativos ClearPath Forward MCP DMSII ou OS 2200 RDMS. Esse aprimoramento é especialmente interessante para as análises avançadas de dados, porque nas aplicações in-memory, como aquelas escritas para a plataforma SAP HANA, necessitam de um processamento mais rápido e em tempo real. A solução Data Exchange oferece um recurso bidirecional para MCP e um recurso de saída para o OS 2200, de forma que as aplicações possam extrair informações de um banco de dados ClearPath e enviar para uma base de dados analítica. Esta, por sua vez, pode enviar de volta os dados solicitados para as aplicações MCP.
O ClearPath Forward Application Integration Services pode acelerar o desenvolvimento de aplicações e promover a interoperabilidade em um ambiente distribuído de aplicações heterogêneas. Esse serviço proporciona APIs, que permitem que as aplicações em execução dentro de um ambiente operacional acessem outras, assim como arquivos de dados e recursos que estão rodando em outro ambiente. Por exemplo, desenvolvedores Microsoft .NET podem criar aplicativos que se relacionem com arquivos ou transações MCP ou OS2200. Aplicações distribuídas por meio de ambientes Windows, MCP, ou OS 2200 podem aproveitar a interconexão de alta velocidade da estrutura ClearPath Forward para interoperar com agilidade e transparência.