A Teradata, empresa de big data, análise de dados e aplicações de marketing, anuncia dois novos recursos de software que possibilitam aos clientes corporativos descobrir e operacionalizar insights escondidos dentro dos dados gerados pela Internet das Coisas (IoT). Os novos Teradata Listener e Teradata Aster Analytics para Hadoop, tornam possível “ouvir” de forma inteligente e em tempo real, para então usar de análise avançada a fim de encontrar padrões em grandes fluxos de dados oriundos da Internet das Coisas, melhorando assim o processo de decisão nos negócios.
Como se sabe, o mundo está cheio de dispositivos conectados gerando um enorme e constante fluxo de dados. Nos últimos anos, muitos avanços têm sido feitos para que seja possível a conectividade onipresente entre múltiplos tipos de dispositivos. Porém, o foco ainda não tem sido na obtenção do máximo valor que estes dados podem trazer através de um processo de geração de conhecimento com o uso de algoritmos de aprendizagem de máquina (machine learning). Até mesmo as organizações mais experientes com o uso desse tipo de tecnologia reconhecem que extrair valor dos dados gerados pela Internet das Coisas é um caminho difícil, onde é necessário um conjunto muito particular de habilidades e competências, além é claro de tempo. Ainda mais difícil é integrar os dados da Internet das Coisas com as operações de negócios e dados relacionados ao comportamento humano.
Para isso, os novos sistemas da Teradata criam recursos que eliminam a complexidade e fornecem novas capacidades para que seus usuários corporativos possam se aprofundar nos dados da Internet das Coisas, através de uma solução completa: começando no Teradata Listener que é software inteligente dentro de uma abordagem de auto-serviço capaz de “ouvir” em tempo real múltiplos fluxos de dados oriundos de uma vasta gama de dispositivos que podem ser sensores ou outros geradores de dados da Internet das Coisas, onde quer que estejam, a nível mundial, para em seguida propagar os dados em várias plataformas dentro de um ecossistema analítico. Estes dados podem ser propagados para o Teradata Integrated Big Data Platform 1800, que foi recém-lançado e fornece acesso a grandes volumes de dados com suporte nativo de JSON (Java Script Object Notation). Outro caminho possível é a propagação dos dados para Hadoop® permitindo análises em larga escala através da utilização do Teradata Aster® Analytics para Hadoop.
“Agora os clientes podem obter reais vantagens sobre os dados gerados na Internet das Coisas, dentro de um universo ilimitado em número e tipos de dispositivos. Com essa nova oferta, a Teradata possibilita aos clientes combinar estes dados com as operações dos negócios e demais conhecimentos sobre o comportamento humano para maximizar a análise de dados”, diz Hermann Wimmer, co-presidente da Teradata. “Teradata Listener e Aster Analytics para Hadoop são tecnologias inovadoras capazes de criar um ecossitema analítico único, materializando o conceito de ‘Analytics of Everything’ (análise de tudo).”
A nova solução da Teradata já está em uso, por exemplo, em um fabricante que oferece serviços de imagem por ressonância magnética, radiografia, ultrassonografia e equipamentos para hospitais e clínicas. Esses equipamentos têm se tornado indispensáveis no cuidado com a saúde, gerando registros e dados descrevendo os resultados de exames feitos em milhares de pacientes diariamente. Registros com as informações capturadas pelos sensores dos equipamentos são transmitidos 24 horas por dia, 7 dias por semana, para um Data-Lake (repositório de dados) do fabricante implementado sobre Hadoop. A solução da Teradata faz a análise desse texto para descobrir insights que ajudem o pessoal de serviços, espalhados globalmente, a melhorar o nível de disponibilidade das máquinas, diminuindo os tempos necessários para processos de conserto e manutenção. Simultaneamente, os dados do processo de fabricação de equipamentos são direcionados para um Appliance Teradata onde outros tipos de análises avançadas oferecem insights para melhorar a qualidade e eficiência da fabricação e ajudam a garantir que os problemas detectados não sejam passados para a próxima geração de produtos.
“Diariamente, nós coletamos milhões de observações a partir dos sensores de nossos equipamentos e milhares de relatórios manuscritos feitos por nossos engenheiros que são posteriormente digitalizados. Nós submetemos todos estes dados através de uma grande variedade de análises para descobrir padrões ocultos que sejam capazes de assegurar o melhor desempenho dos equipamentos. Nossa parceria com a Teradata tem nos ajudado a prever os principais indicadores de avarias”, diz Gerhard Kress, diretor da área de Serviços Analíticos da Siemens Mobility Division.
Teradata Listener – é um software de auto-serviço inteligente capaz de gerenciar e distribuir fluxos de dados - sejam individuais ou múltiplos - ao mesmo tempo. Ele permite que os clientes possam enviar dados para Hadoop, Teradata Aster Analytics, Teradata Database entre outras plataformas. Também permite que cientistas de dados, analistas de negócios e desenvolvedores sejam capazes de analisar, de forma rápida e fácil, novos fluxos de dados para obter respostas mais rápidas para perguntas de negócio. Sem a necessidade de obter ajuda de técnicos de TI, os usuários podem analisar dados de diversas fontes, incluindo sensores, telemática, eventos em dispositivos móveis, click streams, feeds em redes sociais e logs de servidores de TI.
Teradata Aster Analytics para plataforma Hadoop- Único na indústria, trata-se de uma solução de análise integrada da Teradata contendo um conjunto de mais de 100 diferentes técnicas analíticas prontas para uso e sete aplicações verticais de indústria para ser executado diretamente sobre o Hadoop. Isso permite que as organizações resolvam seus desafios de negócio com apenas uma solução de análise integrada.
A flexibilidade e simplicidade desses recursos permite que analistas de negócios possam todos os dias se tornar cientistas de dados, eliminando os problemas mais desafiadores da organização. Teradata Aster Analytics para Hadoop permite aos usuários combinar a aprendizagem de máquina, as análises de texto, de caminho, de padrões, gráficas e estatísticas dentro de um único fluxo de trabalho. A Teradata oferece implementações flexíveis do Aster Analytics que incluem o Teradata Big Analytics Appliance, em Hadoop, em versão software only, ou no Teradata Cloud.
Teradata Integrated Big Data Platform 1800 - É a plataforma ideal para suportar as novas capacidades da Internet das coisas. Permite que os clientes realizem análises complexas em larga escala e está disponível a um preço acessível por terabyte de dados compactados. O banco de dados Teradata, sendo executado no Teradata Integrated Big Data Platform, fornece acesso a dados em vários formatos, incluindo XML, pares nome-valor, BSON (Binary JSON) e JSON de aplicações web, sensores e máquinas conectadas a Internet da Coisas.