RFID: as ondas de rádio que otimizam processos e aumentam produtividade

Referência mundial em automação através de etiquetas inteligentes com a tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência), a iTAG está otimista com as oportunidades que a crise oferece em difundir seus conceitos e aplicações do RFID para todos os setores da economia, fazendo com que as empresas que adotem a tecnologia possam ter um controle seguro e rastreado de cada item. Além disso, o projeto RFID da iTAG ajuda os empresários nos controles de movimentação de estoque para garantir as informações do Bloco K, uma recente exigência do Governo às companhias. Nascida em Cianorte (PR), no ano de 2007, e estabelecida em São Paulo, a iTAG tem o 2º maior case de automação por RFID do mundo no setor de vestuário e vem ampliando sua atuação para chegar ao final deste ano com um crescimento de 30%, representando um faturamento próximo a R$ 8 milhões.chip_etiqueta_inteligente_itag_b_3_2

Esta tecnologia deu vida às chamadas etiquetas inteligentes, ou seja, o RFID é a nova era do código de barras. E sua principal função é oferecer um processo de transformação que pode ajudar a reduzir desperdícios, limitar roubos, gerir inventários, simplificar a logística, aumentar a produtividade, entre outros benefícios, sempre visando o aumento de renda do contratante.

A iTAG foi a primeira empresa no segmento a oferecer soluções completas em projetos de RFID, ou seja, a empresa disponibiliza ao cliente todas as ferramentas e equipamentos necessários para cumprir as etapas de um projeto, desde a fabricação das etiquetas até a programação comunitária contra violação, sem intermediários ou terceirizados. Diante disso, a iTAG conquistou 5 prêmios na área de automação, consagrando-se como a primeira empresa do País registrada pela Associação Brasileira de Automação a oferecer tecnologia administrativa para o setor de vestuário. Os prêmios são: Prêmio Internet das Coisas 2011 / Prêmio Automação 2013-2014-2015 na categoria Identificação no setor Têxtil EPC GEN2, SSCC e EPC IS / Prêmio Automação 2015 na categoria Controle Logístico RFID.

 

Além do segmento de vestuário, a iTAG é reconhecida por atuar nos setores de joias, medicamentos, itens de saúde, sapatos, pneus, relógios, logística, documentos, movimentação de itens, entre outros setores. Mas, além de ser responsável por todas as partes do processo, a iTAG tem foco total no atendimento ao cliente, oferecendo aos contratantes todo o suporte necessário para entenderem os benefícios que o RFID traz aos diferentes departamentos da empresa.

Com uma carteira atual de clientes formada por cerca de 40 nomes, a iTAG investe R$ 1 milhão por ano no lançamento de novos produtos, como o sistema de beacons para o varejo.

2º maior case de RFID do mundo no setor de vestuário

Para constatar sua inventividade e seu pioneirismo no desenvolvimento de projetos RFID, a iTAG foi reconhecida, em 2014, como o 2º maior case de RFID do mundo no setor de vestuário pelo trabalho realizado para a Brascol, mega atacadista do Brás, em São Paulo,  especializado em produtos para crianças na faixa de 0 a 16 anos, com 2 lojas. Mas o case da Brascol é melhor entendido através dos números, já que trabalha com 568 fornecedores e 45 mil itens de estoque diário controlados por cor e tamanho:

Antes RFID (código de barras) Depois RFID
1 supervisor 1 supervisor
18 conferentes 5 conferentes
Vendas (Expedição)
280 peças 280 peças
2 pessoas (relacionista/conferente) para passar unitário por código de barras, conferir, embalar e entregar no caixa 1 operador de portal para passar o RFID, embalar e entregar no caixa
TEMPO: 53 minutos TEMPO: 14 minutos
40 checkouts 05 portais RFID
95 funcionários 30 funcionários
32 mil peças (média) 75 mil peças (média)
Checa Preço
30 a 45 minutos (média) 30 segundos (média)
Checkout de venda parado para checar um valor 03 checa preços distribuídos por andar
Movimentação do carrinho na loja para a expedição para checar o valor Informação é passada no mesmo andar onde o cliente solicita checar o preço
Vendedora aguarda o tempo da verificação para continuar a venda e cliente fica sem atendimento Vendedora opera o portal RFID e passa o valor quase que instantaneamente. Cliente não fica sem atendimento
De 30 a 45 minutos depois o cliente desistia da compra Cliente toma a decisão imediatamente, pois sabe os valores antes de chegar ao caixa

 

Além da Brascol, a iTAG também coleciona cases representativos em outros setores do mercado, como a Cremer, empresa brasileira com produtos nas áreas de primeiros socorros, higiene e bem-estar, que aplicou um projeto de RFID nas linhas de fraldas e toalhas; Golfe Class, grife de moda para homens, mulheres e crianças; Biomecânica, fabricantes de próteses ortopédicas; Hemritex, fabricante de uniformes executivos, entre outras companhias.

Prêmios conquistados pela iTAG: Prêmio Internet das Coisas 2011 / Prêmio Automação 2013-2014-2015 na categoria Identificação no setor Têxtil EPC GEN2, SSCC e EPC IS / Prêmio Automação 2015 na categoria Controle Logístico RFID

O que é RFID?

O RFID (Identificação por Radiofrequência) é uma tecnologia que foi utilizada por norte-americanos, alemães, japoneses e ingleses durante a 2ª Guerra Mundial, em princípio, para alertar com antecedência sobre a presença de aviões inimigos, mesmo que ainda distantes. Desde então, o RFID vem sofrendo evoluções para utilizar as ondas de rádio HF e UHF de maneira a facilitar a automação nas cadeias de suprimento da indústria. Porém, a grande vantagem dos sistemas baseados em RFID é a velocidade de captura das informações atrelada com a segurança de ter uma identificação única por produto. Um projeto RFID também permite a leitura de produtos mesmo que estejam embalados ou lacrados.

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