As facilidades do PIX podem colaborar com diminuição de fraudes na Black Friday

As facilidades do PIX podem colaborar com diminuição de fraudes na Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais importantes do ano para o comércio eletrônico e muito esperada pelos consumidores se aproximando, que aguardam ansiosamente pelas promoções. Mas neste período de grandes descontos também surgem diversos oportunistas cometendo fraudes no e-commerce. Por isso é necessário atenção redobrada dos varejistas para oferecer um ambiente seguro aos clientes e consumidores que precisam ficar alertas à questão de segurança no momento de realizar uma compra on-line.

Segundo Orli Machado, CEO da C&M Software, fornecedora de solução do Pix e Antifraude para o Pix homologado pelo BACEN, este ano está sendo um pouco diferente, pois temos uma nova modalidade de pagamento, o Pix. Suas facilidades atraem cada vez mais usuários, mas é preciso ficar atento porque há uma grande possibilidade de um aumento expressivo de fraudes. “Pensando em segurança, o BACEN implementou novas resoluções que chegam junto com a Black Friday para garantir mais segurança aos compradores e vendedores neste período de compras”, destaca o CEO.

O executivo destaca que os mecanismos do Bloqueio Cautelar e devolução de valores em casos de fraudes, criados pelo Banco Central, são alternativas importantes que andam juntas no sentido de aumentar a segurança do meio de pagamento.

Vale ressaltar que o bloqueio cautelar permitirá que no ato do crédito na conta, o banco efetue um bloqueio preventivo dos valores por até 72 horas. A opção vai possibilitar que a instituição realize uma análise mais robusta de eventuais fraudes, aumentando a probabilidade de recuperação dos recursos pelos usuários pagadores que sejam vítimas de algum crime e garantindo a liquidez financeira na operação.

Já na devolução de valores, o mecanismo poderá ser ativado nos casos de suspeita de fraude, sejam elas identificadas pelos próprios bancos envolvidos ou quando o usuário faz um Pix, mas logo em seguida se dá conta de que foi vítima de um golpe. Nesse caso, é preciso registrar um boletim de ocorrência e avisar imediatamente a instituição pelo canal de atendimento oficial, como SAC ou Ouvidoria.

Orli Machado salienta ainda, que o Pix é uma plataforma de liquidação infinitamente mais segura que os cartões de crédito, que já acumulam centenas de variações de golpes, e que os problemas encontrados com o Pix está muito mais ligado ao período de adoção inicial e aculturamento dos seus usuários do que propriamente  a um problema de segurança intrínseco ao meio de pagamento, o executivo lembra que apesar da antiguidade do Boleto, ele também não teve seus problemas de fraude eliminados, é preciso uso, histórico e hábito para se construir um sistema digital de pagamentos seguro.

Para o executivo é importante lembrar que existem várias outras modalidades de fraudes e os consumidores precisam pesquisar se é uma empresa idônea, se está entrando em um site seguro e conferir todos os detalhes e informações. Mas principalmente, cuidado com e-mails ‘iscas’ com promoções e descontos absurdos, pois pode ser um phishing, golpe no qual os fraudadores simulam sites de compras e enviam ofertas imperdíveis que visam roubar dados pessoais ou financeiros dos consumidores.

Para finalizar, Machado comenta que a confiança e segurança no e-commerce são fundamentais, então vale a pena conferir se não está sendo direcionado a dados falsos de transferência via Pix  e aproveite esta Black Friday com cautela.

Share This Post

Post Comment