Virtualização de banco de dados em novo storage EMC

Em junho de 2011, a Motiva Contact Center, de Campinas/SP, operava com 600 posições de atendimento (PAs) e a cada mês precisava aumentar este número de estações para atender a crescente demanda pelos seus serviços. Para suportar este crescimento, a área de TI da empresa constatou a necessidade da comprar novos servidores e HDs, enfrentando problemas com espaço físico e alto custo de manutenção.

Uma das revendas contratadas foi a GSO Tecnologia, que apresentou uma inovadora solução EMC, com prazos e valores competitivos em relação aos concorrentes, o que garantiu o fechamento do negócio. Ajudou também na decisão o fato da GSO ter expertise e experiência com ambientes virtualizados, já que a Motiva operava com seu banco de dados SQL virtualizado em VMware.
A solução proposta pela GSO Tecnologia previu a substituição do storage da Motiva por uma solução escalável, que permitiria um ganho de performance e uma ampliação em curtíssimo tempo do número de PAs. A nova solução envolveu o hardware VNX5300 com disco Flash (SSD) e os softwares FastCashe e FastVP, todos desenvolvidos pela EMC. Vale ressaltar que o FastVP utiliza inteligência para balancear a utilização dos diferentes discos, evitando sobrecargas e perdas de performance, um importante diferencial para qualquer cliente que exige excelência na prestação de serviços.
De acordo com o diretor de TI da Motiva, Gibran Santin, “O processo de implantação ocorreu em meio a um furacão, onde a GSO conseguiu rapidamente implantar a solução e suprir nossa necessidade. A migração foi feita fora do horário do expediente e 100% transparente para nossos colaboradores, sem interrupção dos serviços. E ainda aproveitamos o antigo storage, que hoje funciona como backup, garantindo a segurança dos dados da empresa.”
Gilbran afirmou também que toda a empresa sentiu a melhoria nos serviços e destacou que “A GSO Tecnologia mostrou-se não apenas mais um fornecedor, mas sim um parceiro que nos atende com agilidade e eficiência.”
Um ano depois de instalada, a Motiva dobrou seu número de PAs (agora já são 1200 PAs e 2500 atendentes).
Para Renato Araújo, diretor da GSO Tecnologia, o projeto foi um sucesso porque “Com a nova solução, o cliente atingiu todos os seus objetivos: aumento de performance, crescimento de PAs e tranquilidade por ter uma solução escalável, sem travas para seu crescimento.”

Share This Post