Epson impulsionará o desenvolvimento de robôs nos próximos três anos

A Epson, especialista mundial em impressão, projeção e imagem digital, declarou, por intermédio seu presidente mundial Technology-Wallpaper-13Minoru Usui, que irá fortalecer e expandir o desenvolvimento da área de robótica nos próximos três anos. A empresa está se preparando para impulsionar suas vendas nesse segmento, dando continuidade ao trabalho que está sendo feito desde 1982.

A robótica representa uma oportunidade para o desenvolvimento tecnológico e de automação no mundo nos próximos anos. A Epson possui uma vasta experiência nessa área, especialmente no setor industrial, com o desenvolvimento de tecnologias proprietárias e patenteadas pela empresa, que ganharam reconhecimento internacional. Isso graças ao seu design compacto, eficiência energética, controle de alta precisão, durabilidade superior e operação de alta velocidade.

A intenção da companhia para os próximos 10 anos é gerar uma receita anual de US$ 833 milhões com a comercialização desses produtos. “A robótica será um de nossos principais negócios”, salienta o presidente da Epson.

A alta precisão e durabilidade dos robôs é decorrente da tecnologia mecatrônica de precisão, que é a integração de múltiplas disciplinas de engenharia avançada. A alta velocidade, precisão superior e baixo nível de vibração desses equipamentos foram obtidas graças à tecnologia de controle inteligente de movimentos, exclusiva da Epson. Outra tecnologia original da empresa utilizada em robôs é a de detecção, que permite o cálculo exato do tempo, pressão e movimento. Por meio de sensores de quartzo, feitos a partir da tecnologia QMEMS, a Epson tem sido capaz de melhorar a velocidade e o desempenho de seus robôs.

A Epson também utilizou algumas das tecnologias de processamento de imagem de scanners e impressoras a jato de tinta, para os sensores de imagem de robôs. Graças a esses recursos, os robôs podem identificar com precisão o trabalho que está sendo processado. A combinação destas tecnologias tem permitido à Epson aumentar o valor agregado de seus produtos e contribuir para a automação de eficiência da produção.

Seu mais recente projeto é o robô autônomo de dois braços, uma ferramenta de produção que pode “sentir”, “pensar” e “tomar decisões”. O protótipo do produto incorpora sistemas de visão e funções para determinar a força aplicada a objetos e superfícies. Também pode executar de forma autônoma uma ampla gama de tarefas, usando técnicas de reconhecimento de objetos e tomando decisões.

O robô autônomo será capaz de reconhecer com precisão a posição e a orientação de objetos em espaço tridimensional, como o olho humano. Ele terá ambos os braços com sensores de força que permitirão o transporte e empilhamento de objetos sem provocar qualquer dano aos materiais. "O primeiro desses robôs estará no mercado dentro de três anos", completa Usui.

Dessa forma, a Epson reitera a importância do segmento para o futuro da companhia, e aposta na qualidade e inovação de seus produtos para revolucionar também a área de robótica nos próximos anos.
 

Share This Post

Post Comment