A transição para a IoT segue a passos largos em fabricantes globais de acordo com os resultados de uma nova pesquisa, realizada pela Infor, provedora de aplicações empresariais específicas por mercado e desenvolvidas na nuvem. Em fato, 10% das fabricantes afirmam que já contam com um projeto de IoT estabelecido e 22% das empresas consultadas estão planejando lançar um projeto nos próximos 12 meses. E mais de 38% afirmam estar investigando o potencial desse investimento.
A pesquisa, realizada em 12 países diferentes, entre eles, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, China e Índia, também revela que a IoT é a prioridade de negócios mais importante para um em cada dez fabricantes ao redor do mundo e 28% deles colocam essa tendência entre suas três principais prioridades. “Ainda que a pesquisa não tenha se realizado na América Latina, é uma tendência que se refletirá em breve em nossa região”, afirma Paulo Padrão, vice-presidente de vendas da Infor para a região.
Novas oportunidades de faturamento baseadas na monetização da informação estão entre os principais, e bem documentados, benefícios da IoT. No entanto, a maioria (55%) das empresas pesquisadas veem a economia de custos – com a maior eficiência operacional – como a grande oportunidade associada à implantação da IoT. Um terço dos entrevistados, por sua vez, enxerga como principal benefício, a vantagem competitiva conquistada com a renda adicional vinda de novos serviços.
Entre os benefícios específicos, apontados pela pesquisa, estão produtividade (20%), seguido por melhores insights e tomada de decisões (15%), melhor utilização dos equipamentos e maquinários (15%), novos serviços (11%) e novas fontes de renda (13%).
A pesquisa também aponta os entraves e desafios para a adesão à IoT. Não saber quem será o responsável pelo projeto dentro das empresas, por exemplo, é um impedimento para sua adoção. Os entrevistados citaram um total de nove diferentes funções e ou áreas como responsáveis pela execução do projeto. Entre estas estão o time executivo (31%), TI (28%), marketing (5%), operações de produção (13%) e facilities (6%). E quando questionados sobre os desafios da implementação, os participantes da pesquisa apontaram, principalmente, carência de habilidades, falta de clareza dos benefícios e custos.
Desafiadas pela necessidade constante de otimizar a produtividade, as empresas adquirem uma vantagem competitiva com a utilização de tecnologias IoT. “Essa pesquisa confirma que mais da metade dos fabricantes reconhecem esse potencial e estão desenvolvendo projetos piloto ou investigando ativamente o uso de IoT”, destaca Padrão. “Esperamos que mais projetos piloto evoluam para implantações em produção nos próximos 18 meses – enviando uma mensagem de alerta aos 43% dos entrevistados que ainda estão reconhecendo o valor da IoT”, afirma.
Mas com apenas 10% das entrevistas consultadas afirmando que estão prontas, há claramente uma oportunidade para as empresas com a correta visão. Segundo Padrão, a sugestão da Infor é olhar o data device que
já está sendo coletado – a maioria dos equipamentos já estão instrumentalizados para isso – e questionar quais questões poderiam ser respondidas se a companhia coletar os dados, aplicar conceitos de analytics e distribuir os insights rapidamente às áreas responsáveis por tomar decisões. “Ainda melhor, quem de fora de sua empresa gostaria de comprar as informações que somente você pode prover? Tenha então uma conversa com seu provedor de tecnologia – as peças estão disponíveis para tornar isso em realidade”, afirma.