Automação de processos viabiliza atuação estratégica do RH

Automação de processos viabiliza atuação estratégica do RH

As transformações no mundo corporativo demandam uma atuação cada vez mais estratégica do Recursos Humanos. No entanto, a ineficiência observada nos processos administrativos tradicionais persiste em figurar como o grande entrave para que a área possa elevar o patamar de suas entregas e agregar mais valor no suporte aos objetivos de crescimento das empresas e aos novos modelos de negócios.

Face ao desafio de conferir agilidade, assertividade e integração às tarefas que envolvem gestão de documentos fundamentais à gestão de pessoas, a automação e a digitalização prevalecem como o facilitador para eliminar gastos de tempo com execuções manuais e reverter as horas economizadas de gestores e equipes para o desenvolvimento de funções com foco na inteligência do RH.

Essa foi uma das principais percepções evidenciadas pela pesquisa “What’s Hindering HR’s Success in 2019”, realizada pela Access em parceria com o HR Research Institute, com colaboração do portal HR.com. Foram ouvidos 338 profissionais de RH de organizações de médio e grande porte dos mais diversos segmentos, nos Estados Unidos e outros países.

Processos manuais ineficientes no foco de melhorias

De acordo com o levantamento, dois terços dos entrevistados (63%) concordam que já existe uma forte conscientização em relação ao alinhamento da área de RH com a meta organizacional que consideram a mais importante para o ano de 2019:  a melhoria da produtividade e da eficiência.

No entanto, um igual percentual de participantes (63%) afirmou que a falta de automação – em substituição a processos manuais, que envolvem muita “papelada” – os impedem de atuar ainda mais em linha com essas diretrizes corporativas, enquanto 45% deles destacaram a baixa integração tecnológica dos núcleos de RH como outro impeditivo a ganhos objetivados pelas áreas. Para 59% dos profissionais, o grande volume de processos manuais ineficientes é visto como a maior barreira para o desenvolvimento de iniciativas mais estratégicas da área.

Automação: mais tempo para o RH estratégico

Quando o foco é o total de horas consumidas pelas tarefas de back-office, que poderiam ser aprimoradas e agilizadas por meio da adoção de soluções tecnológicas, predominam como o ponto fraco da área responsável por inviabilizar oportunidades de otimização. A pesquisa da Access e do HR.com confirma que esta é uma frente de melhoria que muitos entrevistados gostariam de ver avançar no RH.

Segundo 71% dos profissionais consideram que 40% ou mais do tempo total do RH é dedicado a demandas puramente administrativas. Metade dos participantes estimou que ao menos 41% de suas horas individuais são gastas com demandas back-office. O índice sobe para 64% entre os entrevistados que concordam que as demandas administrativas podem ser desmotivadoras, e salta para 82% aqueles que acreditam que o tempo perdido nessas funções poderia ser mais bem aproveitado em outro processo.

O levantamento também solicitou aos entrevistados que selecionassem até quatro entre oito opções de iniciativas, previamente apresentadas, que avaliam como essenciais para alavancar a performance do RH. No “Top 4” das respostas, a automação de processos de RH liderou com 55%, seguida por: melhoria do processo de recrutamento (54%); avanço das ações de treinamento e desenvolvimento e do fortalecimento do processo de integração, empatados (51%); e pelo avanço de métricas, analytics e relatórios avançados de RH (50%).

Tais indicadores não surpreendem e reforçam a resposta já conhecida pelo RH para a superação de seus desafios de ganhar mais eficiência e se tornar mais estratégico. É na tecnologia que lideranças e profissionais da área já identificam oportunidade de otimizar e de se reinventar. Nesse contexto, quanto antes adotarem soluções automatizadas de integração e digitalização – aplicadas principalmente para reduzir as horas consumidas com tarefas manuais e organização da “papelada” – mais tempo terão para recuperar o atraso com uma evolução que consolide o RH na vanguarda das transformações de suas organizações.

 

[author] [author_image timthumb='on']https://docmanagement.com.br/wp-content/uploads/2019/11/thumbnail-Juliana-Ferreira.jpg[/author_image] [author_info]Juliana Ferreira

Diretora de RH da Access[/author_info] [/author]

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