Os grandes prêmios podem trazer vários desafios para as equipes de Fórmula 1. Neste ambiente, o tempo da tomada de decisão pode significar ganhos ou perdas de desempenho que podem afetar diretamente na vitória ou não em um campeonato mundial. Diante disso, a Avanade e Microsoft oferecem alto nível de consultoria de tecnologia de negócios e gerenciamento de dados para ajudar a escuderia Lotus F1 para coletar e usar informações que melhor se encaixam ao seu cenário competitivo em tempo real.
Gerenciar uma operação como uma equipe de Fórmula 1 requer que as pessoas dentro da organização estejam equipadas com tecnologias poderosas e ágeis, para obter a informação correta e realizar o trabalho de forma efetiva, de qualquer lugar e dispositivo. Com o poder da solução ERP Microsoft Dynamics AX, a Microsoft está comprometida em transformar o negócio da Lotus F1 Team, desde a fábrica de testes até a pista de corrida, contribuindo assim para torná-los uma organização mais ágil.
As escuderias investem cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento para garantir um grande diferencial competitivo e evoluir de maneira rápida. Assim, a Fórmula 1 atua como um acelerador das pesquisas e, consequentemente, dos resultados que fomentarão novas descobertas e inovações para o mundo corporativo.
Abaixo alguns desafios e soluções de TI da Lotus F1 Team que foram desenvolvidos a partir da mesma plataforma usada hoje em vários setores tais como Finanças, Comércio, Saúde, Telecomunicações e outros:
v Lidar com imprevistos: Da mesma forma que uma empresa pode lidar com a alta na demanda do seu produto ou serviço e, muitas vezes, não tem estrutura para atender a esse novo cenário, a equipe de Fórmula 1 pode ser surpreendida com imprevistos na pista, que influenciam diretamente no cálculo de combustível ou outros recursos do carro.
Solução: A aplicação proativa de análise preditiva permite calcular probabilidades a partir do cruzamento de dados em tempo real com um amplo conjunto de informações históricas, prevenindo assim que surpresas negativas aconteçam.
v Necessidade de adaptação rápida e de fácil implementação: A Fórmula 1 é um esporte que costuma mudar suas regras com mais frequência que os demais, e as equipes frequentemente precisam conciliar necessidades atuais e futuras quando são informadas, no meio de uma temporada, sobre o regulamento para o próximo ano (que normalmente influencia diretamente na mecânica e na tecnologia utilizada). Por outro lado, empresas precisam constantemente atualizar seus sistemas para que consigam responder rápido as requisições de mercado e estejam de acordo com novas regulamentações, tudo ao mesmo tempo sem interferir no ritmo de trabalho atual.
Solução: A aplicação do conceito “Two-Speed IT” permite o gerenciamento de sistemas legados ao mesmo tempo em que é aplicada a inovação para a resolução de problemas de negócios. A união de iniciativas dinâmicas de rápida implementação com projetos estruturais e de manutenção que mantenham uma arquitetura correta e flexível, permitindo atender às necessidades futuras.
v Corresponder aos desafios em tempo real: O tempo gasto para obter a resposta a um problema pode comprometer o sucesso dos negócios. Em paralelo, toda corrida traz surpresas, como mudança no clima ou uma nova estratégia e as montadoras precisam identificar novos cenários e mudar as configurações no carro, sem prejudica-lo na pista ou fazê-lo parar nos boxes.
Solução: Com o Advanced Analytics, que vai da análise preditiva (cálculo de probabilidades por meio do histórico de informações) à prescritiva (análise das informações para indicar necessidade de ações específicas), é possível encontrar em instantes e dentro de milhares de possibilidades aquela que melhor satisfaz as requisições, considerando no caminho uma variedade e volume enormes de dados estruturados e não-estruturados.
v Manter uma comunicação integrada: Quando os sistemas de uma empresa não se comunicam são necessários mais processos e, consequentemente, mais tempo para atender cada demanda. Na Fórmula 1, a necessidade de agilizar este processo e integrar os dados é a mesma: a equipe precisa coletar informações do carro de forma rápida e completa e, muitas vezes, o rádio não é um canal eficiente pois o piloto não consegue identificar sozinho todas as nuances do equipamento.
Solução: O conceito de IoT (Internet das Coisas) permite que equipamentos e estruturas sejam monitorados em tempo real, detectando possíveis problemas no momento em que ocorrem. Assim, é possível reagir imediatamente, ou ainda antecipar situações e implementar ações correspondentes. Além do monitoramento das informações, outro ponto relevante é garantir que as informações corretas cheguem ao respectivo interlocutor.
A Avanade tem um amplo portfólio de serviços de inovação e tecnologia para melhorar a experiência do cliente. Para saber mais, acesse: www.avanade.com.br.