A Marcopolo, uma das maiores fabricantes mundiais de carrocerias de ônibus e líder de mercado no Brasil, adquiriu uma aplicação da SAP para aprimorar a gestão fiscal e garantir a governança dos dados fiscais. A solução TDF (Tax Declaration Framework) roda na plataforma de processamento de grandes volumes de dados em tempo real, SAP HANA, e sua utilização permitirá à Marcopolo gerenciar os tributos de forma ainda mais ágil.
O objetivo da empresa é sincronizar informações geradas por todos os aplicativos fiscais da companhia com o sistema de gestão empresarial (ERP) em uso, da própria SAP, mantendo estes dados armazenados em repositório único na plataforma Hana. “É uma aquisição estratégica para a companhia. A expectativa é de alcançarmos um novo patamar de gestão tributária para dar vazão a uma legislação complexa e em constante alteração”, comenta o CIO da Marcopolo, Celso Antonio Tonolli.
Para a Marcopolo, o foco da implementação da solução da SAP é otimizar a sua performance de gestão. A utilização da aplicação vai permitir à empresa ter uma maior consistência dos dados na origem, afinal permitirá a integração de todas as informações fiscais. “Com a implementação da tecnologia, que deve ter início em janeiro de 2015, teremos a geração das obrigações fiscais e as respectivas validações de forma on line, explica Tonolli.
Além da questão da integração, outro benefício apontado pelo executivo é a velocidade. “Hoje, para a Marcopolo extrair todos os dados tributários originados por diversas origens demanda muito tempo. Com a plataforma SAP HANA ganharemos muito mais velocidade no processo”, diz o CIO.
Para Luiz Bovi, vice-presidente de Geografias da SAP Brasil, a Marcopolo ganhará com o aumento da produtividade das áreas tributárias, mantendo em sintonia a conformidade dos processos com a complexa e extensa legislação em vigor no país. “O Brasil possui mais de 80 tributos, incluindo impostos, contribuições sociais e de melhoria, taxas e ICMS para produtos. Baseada na plataforma SAP HANA, o TDF auxiliará a Marcopolo a apurar, controlar e gerenciar seus tributos com o mínimo risco fiscal possível, agregando velocidade, segurança e eficiência operacional às equipes fiscais, tributárias e contábeis”, afirma o executivo.
A solução da SAP é resultado de coinovação no Brasil, que envolveu o SAP Labs Latin America, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, localizado em São Leopoldo (RS), clientes e parceiros especializados em soluções fiscais. Segundo o CIO da Marcopolo, que tem sua sede na cidade gaúcha de Caxias do Sul, essa proximidade, inclusive, foi um dos fatores relevantes para a decisão de compra da ferramenta. “Sem dúvida ter uma equipe de consultores e desenvolvedores da SAP próxima, nos deu ainda mais confiança em tomar a decisão de iniciar o projeto de modernização da gestão fiscal da Marcopolo. A SAP, inclusive, é o principal fornecedor de tecnologia da empresa, atualmente”, conclui o executivo.