A FICO, empresa especializada em software analítico e de gestão de decisões, anuncia sua participação, nos dias 2 e 3 de
dezembro, do Encontro Prevenção a Fraudes, promovido pelo Informagroup Latin America, a ser realizado no hotel Blue Tree Paulista, em São Paulo. A FICO fornece soluções para o combate à fraude, em suas diferentes vertentes - da fraude bancária às ameaças cibernéticas, da corrupção e lavagem de dinheiro à compliance -, que promovem a segurança das empresas e otimizam a gestão de riscos, detecção de fraude e desvios indevidos de valores.
Com palestras, debates e um workshop, o evento reúne profissionais das áreas de riscos, controles internos, compliance e auditoria de empresas de variados segmentos, incluindo instituições financeiras e seguradoras, para discutir mecanismos de gestão, prevenção e controle das fraudes. Afinal, identificar, acessar e gerenciar os riscos de fraudes originárias de diversas fontes pode evitar perdas financeiras.
No dia 02 (quarta-feira, das 11h50 às 12h30), Fabrício Ikeda, consultor de Fraudes para América Latina da FICO, irá ministrar palestra sob o título “Conheça as vantagens de adotar uma visão baseada em riscos para combater corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros”. Na oportunidade, o consultor irá abordar temas variados, tais como: pensar além das regras e tomar as melhores decisões centradas em risco no combate à fraude; a importância de estar e manter-se em compliance, seguindo as regulamentações locais e internacionais; e, por fim, foco no cliente a partir de uma visão holística.
Dados do Monitor de Fraudes apontam que cerca de 85% do valor das perdas por fraudes em empresas é devido a fraudes cometidas por funcionários ou colaboradores permanentes e, em média, as empresas fraudadas perdem de 7% a 10% do faturamento global. Aproximadamente 80% das empresas perdem entre 0,5% e 2% sobre o faturamento devido a fraudes internas. Já 69% das empresas têm suspeitas de que existam desonestidades ou já experimentaram algum problema de fraude interna. Desonestidade de diretores, funcionários e colaboradores foi a causa principal em mais de 50% dos casos de falência de bancos nos últimos anos. Somente 30% das perdas no varejo são devidas a ladrões, os funcionários roubam 70%. E o atual cenário econômico do país, com os recentes fatos relacionados à corrupção, torna ainda maior o desafio às empresas nacionais e multinacionais que precisam evitar prejuízos financeiros.
Nos dois dias do encontro, serão discutidos o cenário atual das fraudes e como as corporações estão mitigando e minimizando os riscos das ocorrências provenientes de várias fontes, as situações que podem expor a companhia às fraudes e perdas, e como identificá-las, as medidas antifraudes que as empresas podem programar, e como desenvolver e efetivar componentes necessários para montar um bom programa de gerenciamento de riscos de fraudes.
Entre os participantes estão nomes como ASEGI - Associação Brasileira dos Profissionais e Empresas de Segurança da Informação e Defesa Cibernética, BB Tecnologia e Serviços - BBTS, Brasil-Prev, Dal Pozzo Advogados, Deall Riscos e Inteligência, FML, Grupo Serbeng, ISBAN - Santander, KPMG, Nextel, Samsung, Siemens, TAM S/A, Tokio Marine Seguradora S/A, Trench, Rossi e Watanabe Advogados e Whirlpool Latin America.
O quê: Encontro Prevenção a Fraudes
Quando: 2 e 3 de dezembro de 2015 (Workshop no dia 3 a partir das 14h)
Onde: Blue Tree Paulista - Rua Peixoto Gomide, 707 - São Paulo -SP