Benner Sistemas lança solução para prestadores de serviços logísticos

A Benner Sistemas, unidade de negócios da Globalweb Data Services Corp especializada em software de gestão empresarial, lança a solução Logística Global. A ferramenta atende às grandes e médias empresas prestadoras de serviços de transporte de cargas que, seguindo as tendências de mercado apontadas por especialistas, devem transformar-se em operadores logísticos em médio e longo prazo.


“Investimos cerca de R$ 9 milhões para o total desenvolvimento da ferramenta, que é a única do mercado a realizar a gestão completa de todos os elos logísticos da cadeia de abastecimento de uma empresa: transportes inter e multimodal, armazenagem, distribuição e serviços”, explica Severino Benner, CEO da Globalweb Data Services Corp.


Para embasar o projeto, a companhia realizou uma pesquisa sobre a atuação de grandes embarcadores, transportadores e operadores logísticos em oito países. O levantamento de necessidades e preocupações das empresas orientou o desenho da solução Logística Global que reúne recursos inovadores, capazes de proporcionar grande eficiência, flexibilidade operacional e redução de custos.

“Além do levantamento que fizemos, uma pesquisa de mercado da AT Kearney mostrou que quase 82% das atividades de transportes nas empresas já se encontram terceirizadas. A terceirização da movimentação e armazenagem de materiais, que no momento está em 32% e da gestão de processos e sistemas em 23%, deve crescer em ritmo acelerado nos próximos anos. É uma tendência irreversível e que levará as transportadoras a ampliarem suas atuações”, comenta Jean Pitz, gestor da área de estratégia de mercado de logística da Benner.


O executivo ressalta que o projeto focou na excelência logística e na necessidade de renovação por parte das empresas do segmento. Além disso, é preciso investir cada vez mais na adoção de novas tecnologias que agreguem informações, mensurem continuamente o desempenho e aumentem a conectividade. “Para o bom desenvolvimento do projeto, também tivemos o conhecimento da equipe de analistas de negócios, metodologia de desenvolvimento de sistemas da Benner, além da participação da consultoria F&R Consultores Associados, especializada em Governo Eletrônico e Gestão de Tributos”, explica Pitz.


Gestão de ponta a ponta


Por meio da solução Logística Global é possível realizar uma gestão eficiente de todos os recursos de um prestador de serviços em logística, seja um transportador ou um operador, incluindo equipamentos, mão de obra e espaço físico.  Proporciona ainda, completa visibilidade das principais operações em andamento: veículos em viagem; coletas; transferências pendentes; entregas e reentregas; cargas e descargas e entregas por destino.


As principais informações são visualizadas online, como a situação das cargas e dos pedidos, tracking (status e localização de notas fiscais), além das informações gerenciais sobre todos os aspectos da empresa.


Única solução do mercado desenvolvida com total ênfase no atendimento das demandas legais e governo eletrônico, como NF-e; CT-e; contrato de frete e pagamento eletrônico; manifesto eletrônico; SPED contábil e fiscal; substituição tributária e regimes especiais (armazéns gerais e alfandegados). A Benner também disponibiliza um portal web para que as empresas acompanhem e consultem em tempo real a posição de despacho e entrega de suas cargas.


A ferramenta contempla todas as funcionalidades das soluções TMS (gerenciamento de transportes), WMS, (gerenciamento de armazém e movimentação interna), CTMS (terminais de conteinerês), OMS (logística de distribuição) e manutenção e gerenciamento de frotas. Conta também com os módulos de: gestão de viagens, tráfego, gestão de frete embarcador, ERP corporativo completo, controladoria, materiais e suprimentos, RH com gestão por competências, governança, jurídico, além da ferramenta DSS Benner (BI).


A solução pode ser integrada ao ERP legado das empresas. Outras integrações possíveis são com soluções de EDI, RFID, coletores de dados, rastreadores e roteirizadores.

Share This Post

Post Comment