A Eternit, maior e mais diversificada indústria de coberturas do país, lida com alto volume de informações para a aquisição de Suprimentos em suas sete unidades no Brasil – 5 fábricas, a sede em São Paulo e participação join venture na Cia Sulamericana de Cerâmicas. Para lidar com as mais de 5 mil transações por mês do setor de Compras, a empresa adotou, como uma de suas ferramentas, a plataforma de e-Procurement do Mercado Eletrônico. Até 2013, e Eternit conseguiu diminuir em 3% os gastos mensais com suprimentos. Hoje, dois anos depois, a redução de custos já chega à 5% no total.
“Automatizar os processos da área de Compras nos permitiu ter um olhar mais estratégico deste setor. Com o e-Procurement e nossos esforços para capacitar cada vez mais a equipe – para utilizar diferentes técnicas na obtenção de economias nas negociações, conseguimos conquistar preços melhores, o que é fundamental para reduzir custos”, afirma Guilherme Chicuto, gerente de Suprimentos e Logística da Eternit. “Hoje, as negociações são realizadas dentro do portal do Mercado Eletrônico, o que facilita muito o nosso dia a dia, já que a plataforma contempla todas as etapas de aquisição e atua integrada com o SAP da Eternit. A adoção da tecnologia e a receptividade da ferramenta são perceptíveis já que nos últimos dois anos aumentamos em 20% a utilização da plataforma dentro da área”, completa.
A transparência nas negociações também é um diferencial do e-Procurement. Luiz Gastão Bolonhez, vice-presidente Comercial e Marketing do Mercado Eletrônico, enfatiza que aquisições realizadas automaticamente evitam disparidade nas negociações. “Quando lidamos com alto volume de transações e os processos são manuais, ficamos mais expostos a discrepâncias e perdemos oportunidades claras de negociações melhores. A Eternit ganhou, também, agilidade na área de Compras, com isso, os profissionais conseguiram ter mais tempo para pensar em estratégias e não em procedimentos ou outros quesitos burocráticos comuns à área”, explica.
A solução do Mercado Eletrônico oferece diferentes indicadores de eficiência para que a Eternit possa avaliar melhor os resultados e otimizar ainda mais os processos. A adoção de índices como tempo médio de resposta nas transações e o cumprimento dos prazos de entrega estimula os fornecedores a melhorar continuamente os seus serviços. Atualmente, a Eternit tem acesso aos mais de 1 milhão de fornecedores cadastrados e homologados do ecossistema do Mercado Eletrônico.