O smartphone mais inovador de 2015 sai da linha de montagem pela manhã e no dia seguinte é entregue na casa do cliente que fez sua compra pela internet. Esse atendimento de primeiro mundo já acontece no Brasil, graças a uma operação logística complexa e muito eficiente.
O Zenfone 2, novo smartphone da ASUS, é um sucesso de vendas. Lançado em 20 de agosto, teve mais de 100 mil unidades comercializadas nos primeiros 60 dias no Brasil, segundo o fabricante.
Conhecido como "matador de tops de linha", o aparelho tem a melhor relação custo benefício do mercado, entregando funcionalidades de tops de linha, com um preço extremamente competitivo.
Também é imbatível pela memória RAM (4 GB), pela tela de 5,5 polegadas com resolução 1080p e pela câmera traseira de 13 megapixels. Além disso, a câmera dianteira de 5 megapixels, com lente grande angular, que permite fazer "selfies" com um quadro mais amplo. E o aparelho ainda conta com exclusivo modo de captura de fotos com pouca luz.
Todo este conjunto de inovações levou ao sucesso instantâneo do Zenfone 2. E para entregar esses milhares de unidades no dia seguinte em que são produzidas, em boa parte dos pedidos, o operador logístico Columbia montou um processo igualmente "matador" em seu Centro de Distribuição de 10 mil metros quadrados, localizado nas imediações do Rodoanel de São Paulo, facilitando o acesso às vias de distribuição.
"Os produtos que saem da linha de montagem pela manhã são recebidos, processados e expedidos aos clientes finais no mesmo dia. Com a redução do tempo de entrega aumentamos a satisfação dos clientes da ASUS, além de deixar o 'fluxo de caixa' da operação mais justo, uma vez que estes itens são vendidos assim que produzidos", explica João Lordêllo, gerente de Negócios da Columbia.
Para chegar a este nível de agilidade, o operador logístico tem que cumprir metas muito exigentes de precisão dos estoques, de separações e de entregas dos produtos. "Evitar erros no atendimento de milhares de pedidos é uma tarefa difícil e fundamental para o sucesso das vendas online, principalmente quando se trata de itens de alta tecnologia e alto valor agregado", afirma Lordêllo.
A operação logística começa com um detalhado planejamento do ritmo de produção e recebimentos dos produtos no CD da Columbia. O processamento de dados e as atividades administrativas são antecipadas. Também foi necessário ajustar e integrar os sistemas informatizados da ASUS e da operadora logística para reduzir o tempo de atendimento de cada pedido. Processos foram redesenhados para melhorar o desempenho operacional. E a equipe de funcionários da Columbia recebeu treinamento especializado para a atividade com o produto eletrônico de alto valor agregado.
"Preparamos as pessoas, os processos e os sistemas para atender especialmente às necessidades e características desta operação. Procuramos entender profundamente o negócio dos nossos clientes e as necessidades específicas de cada um para ajustar as operações às demandas e garantir o melhor atendimento", relata o gerente da Columbia.