Quem está pronto para o futuro?

Fabio Costa*

Pouca gente se deu conta, mas vivemos hoje um momento extremamente importante. O mundo está mudando e, junto com ele,

downloado modo como vivemos, nos relacionamos e fazemos negócios. Por trás disso tudo, uma revolução tecnológica sem precedentes, talvez a maior que humanidade já viu.

Justamente por conta do papel da tecnologia em toda esta transformação, é justo dizer que não há ninguém mais acostumado às mudanças do que os profissionais de TI. A convivência com ciclos de produtos de três ou quatro anos, no máximo, foi um campo fértil para o nascimento de uma indústria versátil e, também, de profissionais muito versáteis.

E graças a este perfil, são estes os profissionais mais capazes hoje para lidar com este novo cenário que, além de um novo ambiente de competitividade, ampliou também a escala de ameaças às quais estamos expostos. Novos profissionais, novo cenário e, claro, novas prioridades no horizonte das empresas de TI que querem sobreviver aos novos tempos:

  • Inovação – nos dias atuais, não há empresa que sobreviva sem ser inovadora. Na área de TI, essa premissa é ainda mais forte e vale tanto para as companhias quanto para seus profissionais;
  • Experiência – é preciso garantir não apenas o melhor preço, mas também que o cliente tenha a melhor experiência;

 

  • Segurança e confiabilidade – aqui tratamos de entregar o que prometemos – seja ao mercado ou ao nosso cliente interno, cada dia mais exigentes e menos afeitos a soluções de última hora.

 

Vale lembrar a que todas as mudanças que estamos vivendo estão baseadas no uso da tecnologia, que é seu motor mais forte. Ele não é novo, mas vem ganhando força e, com isso, exigindo do mercado um novo modelo de TI, que deve ser mais instantânea, fluida e segura.

No ritmo dos negócios, e dos profissionais de hoje, não se pode mais esperar semanas ou meses por um provisionamento. Na mesma medida, não se aceita mais o excesso de burocracia. Temos que fazer melhor, mais rápido e com qualidade garantida. Não é simples, mas é o futuro.

* Fabio Costa é presidente da VMware Brasil

 

Share This Post

Post Comment