O que é preciso considerar ao migrar para cloud computing?

O que é preciso considerar ao migrar para cloud computing?

Vivenciamos já há algum tempo e atualmente de forma mais acelerada o processo de transformação digital que promove otimização dos processos, agilidade e escalabilidade para empresas de diversos setores e tamanhos. A tecnologia é capaz de reduzir custos, reforçar a segurança dos dados e aumentar a produtividade.

Um fator primordial que habilita e impulsiona esta onda de transformação e inovação é a adoção de serviços e plataformas em nuvem, ou simplesmente Cloud Computing. Deste modo, adotar este tipo de computação se tornou prioritário nas empresas e dai nasce o desafio de migração dos serviços atuais para o modelo de nuvem.

A migração para cloud computing, mesmo que tenha inúmeros benefícios para os negócios, ainda causa insegurança entre as corporações. O processo exige cuidado, principalmente em relação à mudança da cultura organizacional. A tarefa requer preparo e planejamento, pois, quando a atividade não é orientada da forma correta, os serviços como um todo podem ficar mais instáveis.

Diante da relevância do tema, preparamos um guia completo sobre migração para cloud computing, explicando como a tecnologia funciona, suas vantagens, metodologias e principais desafios.

O que é cloud computing?
A cloud computing consiste em um serviço de computação em nuvem que possibilita o armazenamento de aplicações e dados, em ambientes de maneira integrada. Os usuários podem acessar os dados em qualquer lugar por meio de uma plataforma conectada à internet.

A solução oferece uma série de benefícios, sendo uma forma dinâmica, simples, segura e econômica de atender às atuais necessidades de TI. Na cloud computing, os servidores interligados são ajustados de acordo com a demanda de capacidade de processamento, espaço, memória e banda da rede.

Como a cloud computing funciona na prática?
A nuvem é composta por uma série de servidores interligados que permitem o acesso seguro à infraestrutura, softwares e informações por meio de dispositivos conectados à internet, como computador, tablet e smartphone.

É possível integrá-la ao ambiente corporativo com uma série de objetivos. Para isso, o gestor de TI pode optar pelas melhores soluções de acordo com as suas necessidades. Cada tipo de nuvem se diferencia pelo nível de controle da infraestrutura e de como os serviços podem ser configurados.

A arquitetura de cloud computing é abordada em três modelos principais, sendo eles nuvem pública, privada e híbrida.

Quando é interessante adotar essa tecnologia?
São inúmeros os motivos pelos quais vale a pena adotar a tecnologia nos mais diferentes tipos de negócios. Além de oferecer mais segurança e facilitar os processos de gestão, a tecnologia permite que os arquivos sejam acessíveis e compartilhados entre todos os usuários.

Toda corporação que deseja se adequar à transformação digital e seus recursos inovadores deve pensar em fazer a migração para nuvem. Essa é uma das maneiras mais eficientes de aperfeiçoar o desempenho das equipes e de promover maior mobilidade, pois o modelo é totalmente adaptado às demandas imediatas da marca.

Os colaboradores de uma organização, por exemplo, podem ter mais facilidade para concluir projetos, mesmo que estejam em locais diferentes. Assim, é possível melhorar a eficiência e aumentar a produtividade.

Para agir em conformidade com a LGPD, as empresas devem buscar investir na segurança dos dados. Os serviços em nuvem contam com certificados de segurança, criptografia e profissionais altamente qualificados.

A nuvem é ainda mais indicada para as empresas que já sofreram com algum tipo de ataque ou crime cibernético. As ameaças externas são um importante sinal de que é o momento de tomar uma atitude e investir em tecnologia robusta e de ponta para assegurar o andamento dos processos e das operações. Ela surge, justamente, como solução para manter a integridade e confiabilidade dos dados.

Quais são as vantagens de fazer a migração para cloud computing?
Uma das grandes vantagens de investir em uma solução de cloud computing é, sem dúvida, a redução de custos. Mas para além desse fator, a nuvem oferece diversos outros benefícios, como a flexibilização da estrutura, a otimização dos processos e a possibilidade de escalabilidade dos recursos.

A eficiência é outro aspecto que chama a atenção das empresas que desejam comercializar seus aplicativos com agilidade, sem a preocupação de realizar manutenções de infraestrutura. Os serviços de cloud computing fornecem uma vantagem competitiva aos negócios, por contarem com tecnologia inovadora e de ponta.

Com todos os benefícios, é possível perceber que a cloud computing é uma excelente ferramenta para o funcionamento e desenvolvimento dos processos.

Confira, a seguir, outros benefícios de destaque ao realizar a migração para cloud computing.

Aumento da segurança
Uma das maiores preocupações das empresas atualmente está relacionada à segurança dos dados. As falhas nesse setor trazem consequências graves que podem comprometer como um todo o funcionamento do negócio.

As plataformas de cloud computing oferecem a necessária segurança e proteção, com tecnologias de ponta para assegurar a integridade dos sistemas e seus dados.

Otimização de provisionamento dos recursos de TI
A otimização dos recursos de TI é outra vantagem proporcionada pela utilização da computação em nuvem, uma vez que diversos procedimentos ganham mais agilidade.

Já o provisionamento automático na nuvem permite a utilização de mais recursos conforme a demanda de uso da aplicação e somente pelo tempo necessário, proporcionando o uso racional.

Monitoramento
A capacidade de monitoramento da tecnologia é outro diferencial. Controlar o ambiente é extremamente importante, já que as informações podem ser obtidas por meio da análise e controle das atividades de hardwares e softwares.

Os gestores podem definir métricas de monitoramento exclusivas para os serviços, tendo maior controle sobre as aplicações e recursos. Com isso, fica mais simples acompanhar o consumo e tomar decisões estratégicas, antecipando-se em eventuais problemas e imprevistos.

Alta disponibilidade
A alta disponibilidade é um fator essencial para diversos tipos de negócio. Muitas empresas demandam um ambiente disponível o tempo todo, mas manter a alta disponibilidade em um data center físico exige um grande investimento.

A nuvem surge como alternativa, já que é possível escolher diferentes opções de alta disponibilidade, que podem contemplar o armazenamento dos arquivos em diferentes localidades. A conectividade permite aos usuários que trabalham em horários e locais variados possam acessar no sistema por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Backup e distribuição dos dados
Manter o backup dos dados é uma maneira de garantir que, sob qualquer circunstância, seja possível fazer a recuperação dos documentos. Assim, qualquer tipo de falha de hardware não resultará em uma perda de dados em rede.

As soluções baseadas em cloud se beneficiam pela facilidade de proteger seus dados, mantendo cópias em localidades geográficas distintas.

Quais são os desafios de realizar a transição para a cloud computing?
Existem desafios na migração para cloud computing que não podem ser ignorados. Grande parte das empresas consideram este desafio bastante complexo por entender a criticidade deste movimento aos seus negócios quando não bem planejado e executado.

Quando a migração não é feita da forma correta, o processo pode ter diversos problemas e gerar instabilidade no serviço. Dessa forma, o planejamento deve ser cuidadoso e estratégico para garantir a adequada proteção dos dados. A gestão deve avaliar quais de suas demandas devem ser movidas para a nuvem em ordem de prioridade, planejando a mudança de maneira gradual.

A seleção do provedor dos serviços em nuvem também apresenta alguns desafios, seja por identificar a melhor aderência tecnologia as necessidades de cada workload quanto a atender o orçamento reservado para o setor de TI.

Outro aspecto é em relação à questão da segurança das informações, que passam a estar em servidores externos.
A conectividade com a internet passa a ser um elemento mais do que fundamental para ter acesso ágil e seguro à nuvem.

Por fim, o gerenciamento da nuvem também deve ser feito da melhor forma para evitar prejuízos na produtividade da empresa. É necessário ter um fornecedor que ofereça suporte constante e eficiente para controlar o ambiente e assegurar uma gestão pro ativa para proporcionar estabilidade dos serviços.

Como a TIVIT pode ajudar na migração para nuvem?
O Cloud Adoption Framework (CAF) é um guia de implementação de nuvem que estabelece as fases para adoção, melhores práticas, ferramentas e procedimentos. O objetivo é acelerar a migração e criar estratégias de negócios e tecnologias necessárias para que as companhias tenham sucesso na nuvem.

Os principais provedores, como AWS, Azure e Google, tem sua versão de implementação do CAF. A versão CAF da TIVIT (T-CAF) aborda os seguintes aspectos: estratégia, plano, preparação, adoção, governança e gerenciamento. Veja mais sobre cada uma destes aspectos a seguir:

estratégia: busca o entendimento dos objetivos da empresa, levantando motivações, considerações técnicas e financeiras para elaborar o plano de negócios;

plano: permite o alinhamento da organização e a preparação dos times para o plano de adoção de nuvem, baseado numa metodologia denominada 6R's, e para o mapeamento das práticas recomendadas;

preparação: estabelece e configura a fundação da estrutura na nuvem (Landing Zone) por meio da aplicação de práticas de segurança e da alocação de recursos IaaS, PaaS e SaaS;

adoção: realiza testes e homologação, sendo a etapa responsável pela migração em si e pela modernização da infraestrutura e das aplicações;

governança: define benchmarks e controles, que envolve gerir riscos, custos, e conformidade. A governança é feita em uma plataforma resiliente e que utiliza os recursos de forma consistente;

gerenciamento: se baseia no uso das melhores práticas de sustentação, permitindo o monitoramento, o gerenciamento da performance, a automação e aceleração da implantação.

Adotar o T-CAF é benéfico por uma série de motivos. As empresas podem contar com uma metodologia de trabalho baseada nas melhores práticas dos principais provedores de nuvem e uma arquitetura de nuvem aderente às demandas do negócio, sendo escalável e resiliente. Além disso, a gestão de custos se torna mais eficiente e a companhia pode atingir uma melhor governança operacional.

O serviço da TIVIT congrega a expertise de profissionais, metodologias baseadas em modelos de CAF dos principais provedores e recursos que apoiam e aceleram as etapas de assessment, migração e melhorias do ambiente.

O T-CAF conta com os seguintes módulos: assessment, cloud migration e well architected. Veja mais sobre cada um deles a seguir:

assessment: fase que tem em média de 1 a 2 meses de duração, responsável por apoiar o cliente no entendimento dos resultados esperados na estratégia de negócio. A partir disso, o T-CAF identifica as ações necessárias para preparar os times e apoiá-los na mudança dos processos e das novas ferramentas e tecnologias. É nessa etapa também que há a definição dos provedores de nuvem e das transformações exigidas para se adaptar à nuvem. Além disso, também é fornecido uma estimativa do orçamento e do cronograma, definindo como os recursos podem ser utilizados diante dos cenários financeiros da companhia.

cloud migration: com média de 2 a 4 meses de duração, é a fase de preparação e migração para a nuvem. O T-CAF, nesse caso, prototipa e testa as novas soluções em nuvem, avalia as transformações, a viabilidade técnica e financeira das soluções propostas. Além disso, ocorre o desenvolvimento da arquitetura e a estruturação da fundação da infraestrutura e dos serviços de nuvem. Na etapa de migração, o T-CAF configura e instala ferramentas de replicação de dados, migra os workloads, realiza as transformações necessárias para a migração e cria a documentação do ambiente;

well architected: tendo duração média de 2 a 4 meses, essa etapa cria e atualiza os modelos de governança, estabelecendo uma série de práticas, como gestão de custos, políticas de segurança, gerenciamento de identidades e acessos, uso consistente de recursos em nuvem e revisão dos processos de mudanças para adaptá-los à velocidade da nuvem.

As empresas ainda podem contratar o T-CAF de forma customizada e adaptada às suas necessidades específicas.

Quer mais informações de como a TIVIT pode auxiliar sua empresa nessa tarefa? Entre em contato com os nossos consultores agora mesmo!

Publicado originalmente em TIVIT

Share This Post

Post Comment