Cloud Computing: uma realidade para ECM?

A busca por novas soluções que possam viabilizar a criação de novos produtos e despertar o interesse dos mais distintos nichos de mercado é o que tem despertado interesse de provedores de ECM.cloud-platform2

Um estudo da consultoria Gartner revelou que “muitas empresas” estão indo além das formas básicas de utilização das plataformas de ECM – Enterprise Content Management ou Gestão de Conteúdo Empresarial e fazendo uso de cloud computing.

As empresas vêm usando as plataformas de ECM essencialmente por cinco razões:

Melhorar a eficácia de gestão;

• Reduzir o custo operacional;

• Otimizar processos de negócios;

• Atingir a conformidade regulatória;

• Atrair e/ou reter clientes com o ganho de performance

As organizações estão buscando lidar com requisitos mais profundos de negócio, que necessitam de forte eficiência de processos. Por isso, há mais fornecedores de ECM oferecendo ambientes baseados em cloud computing, para corresponder à procura e as necessidades de clientes em mercados emergentes. O Gartner levanta a hipótese de que estas iniciativas sejam uma forma de evitar o uso de serviços mais populares de compartilhamento de arquivos. A aposta em cloud computing poderá́ tornar-se uma característica comum em sistemas ECM nos próximos anos, prevê̂ a consultoria.

Como o uso de ECM começa a aumentar em dispositivos móveis, o que se espera é ver uma reforma geracional com o ECM afastando-se das suas raízes em ambientes de rede de back-office, menciona o estudo. A plataforma típica de ECM engloba vários componentes. O conjunto inclui suporte à gestão documental, aplicações de captação e processamento de imagens, gestão de processos e workflow, e gestão de registros, de conteúdos para redes sociais e para Internet, por exemplo.

Para obter mais informações sobre soluções de ECM consulte a ABGD – Associação Brasileira de Gerenciamento de Documentos – www.abgd.org.br.

Share This Post

Post Comment