Dimension Data é a primeira integradora do Intercloud da Cisco

A Dimension Data, multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, suporte e gerenciamento de infraestrutura de TI, é a primeira integradora parceira Cisco a fazer parte no Brasil do programa Intercloud - rede mundial de nuvens interligadas que a Cisco e seus parceiros estão desenvolvendo para possibilitar uma nova geração de aplicações padronizadas em nuvem e a proliferação de nuvens híbridas seguras.474Cloud-Computing-Skyscraper

Para Augusto Panachão, Business Developer Manager da Dimension Data Brasil e responsável pela Unidade de Cloud Computing da companhia, a iniciativa vem reforçar a parceria que a Dimension Data mantém com a Cisco. “Somos o maior canal Cisco no mundo e cada vez mais estamos desenvolvendo ofertas em nuvem baseadas em suas tecnologias, sendo um dos seus principais Cloud Partners”, diz.

O executivo cita os diferenciais da Dimension Data. “Somos o único integrador de sistemas do mundo que também é um provedor de Cloud global”. Ele explica a afirmação. “A Cisco atua com parceiros provedores de serviço e com integradores de sistemas, mas que não atuam com nuvem. Por isso, somos únicos ao oferecer este mix que alia as características de provedor de serviços e integrador, disponibilizando também a nuvem. Ou seja, conseguimos reunir duas vantagens altamente competitivas no mercado ao sermos o maior integrador global da Cisco e também um dos seus principais Cloud Providers no mundo”.

Para Panachão este perfil vem de encontro a uma tendência apontada pela própria Cisco que é o aumento do uso de Cloud Híbrida, que permite que as aplicações dos clientes fiquem uma parte alocada internamente, e outra parte em uma nuvem pública. “O modelo híbrido vem sendo apontado como uma das melhores opções a se seguir, principalmente para as médias e grandes empresas. Neste contexto saímos na frente, pois temos uma oferta que alia a integração necessária para a nuvem privada e os serviços que são precisos para a nuvem pública”.

Outro grande destaque da oferta da Dimension Data está relacionado à experiência do usuário. “Uma dificuldade comum na Cloud Híbrida é disponibilizar a mesma plataforma de orquestração. O ideal é que a interface de administração dos recursos em nuvem, tanto pública quanto privada, seja a mesma para o usuário. Isso vai influenciar diretamente no dia a dia do cliente, minimizando custos de administração, já que ele terá apenas uma interface para os dois modelos de nuvem”, explica o executivo enfatizando que a Dimension Data atua com tecnologia de ponta. “Nossa estrutura de nuvem é baseada em tecnologias Cisco, EMC e WMware”.

 

 

Capilaridade e facilidades de pagamento

 

A Dimension Data é uma multinacional presente em 58 países e com 13 data centers espalhados em seis continentes. Essa capilaridade traz uma série de vantagens para seus clientes ao redor do mundo.

Os clientes brasileiros que optarem pela nuvem da Dimension Data, poderão contar com um data center local e uma bilhetagem feita em reais, com base em impostos locais, sem que haja a necessidade de um cartão de crédito internacional para o pagamento. “Caso o cliente tenha operação em outros países, além do Brasil, ele poderá contar com nossa infraestrutura de nuvem em qualquer data center no mundo, centralizando seu relacionamento comercial apenas no Brasil”.

InterCloud Fabric

 

A Dimension Data será um dos provedores de serviços pioneiros que irá suportar o Intercloud Fabric – uma tecnologia de interconexão Cloud única, aberta, flexível, altamente segura e independente do hypervisor que é oferecido hoje aos clientes, que facilitará a construção de Clouds Híbridas e a movimentação de servidores virtuais entre o data center privado do cliente e as Clouds Públicas. “Seremos um dos primeiros parceiros Cisco do mundo a permitir que a nuvem se conecte com o Intercloud Fabric”.

Além disso, a Dimenson Data também será um dos primeiros integradores a fazer parte de um grupo de provedores de serviço nos quais a Cisco vai hospedar seus serviços de nuvem. “A Cisco escolhe esses parceiros a dedo, o que demonstra o quanto é forte nosso relacionamento”.

Outra novidade é que a partir de 2015, a Dimension Data vai habilitar, em conjunto com a Cisco, provedores de serviços menores para oferecer serviços de Cloud Pública. “Queremos que eles também sejam capazes de oferecer serviços de nuvem pública. Temos o Service Provider in a Box, que é um pacote completo desenvolvido por nós e baseado em tecnologia Cisco que permitirá que provedores ofereçam o serviço de nuvem pública ao mercado sem ter que investir em projeto e aquisição de infraestrutura de hardware e software”. Panachão reforça que essa oferta será focada em provedores que atuam de forma mais regional atendendo, por exemplo a órgãos públicos.

 

Share This Post

Post Comment