Equinix firma novo compromisso de sustentabilidade

A Equinix, companhia global de serviços de data center e interconexão, aderiu ao American Business Act on Climate bannerPledge (Ato de Empresas Americanas sobre Compromissos Climáticos, em tradução livre). A empresa une-se a mais de 140 organizações para demonstrar o compromisso contínuo com ações climáticas e manifesta, ainda, apoio à busca por resultados sólidos das negociações realizadas durante o COP21 – fórum de sustentabilidade realizado em Paris esta semana.

 

“Com mais de 100 data centers ao redor do mundo, a Equinix tem a responsabilidade de alimentar o mundo digital de forma sustentável. Este compromisso é mais um que apoia nosso objetivo a longo prazo de operar o portfólio de DCs utilizando energia 100% limpa e renovável”, diz Sam Kapoor, diretor global de operações da Equinix.

 

Lançado no início deste ano, o American Business Act on Climate Pledge é um compromisso de empresas privadas, governos locais e fundações que se propuseram a melhorar o consumo eficiente de energia, aumentar os investimentos em redução de emissão de carbono e tornar a energia solar mais acessível. Acelerar a transição para uma economia de baixo carbono gerará vários benefícios no que diz respeito ao crescimento econômico sustentável, saúde pública, resiliência às catástrofes naturais e saúde do meio ambiente global.

 

Entre as promessas traçadas pela Equinix, a empresa compromete-se a: ser transparente em relatórios sobre seus impactos ambientais;  projetar, construir e operar de maneira eficiente para reduzir o consumo de recursos naturais; aumentar  investimentos em atualizações, modernizações e substituições de equipamentos antigos ou ineficientes; construir data centers com base nas normas USGBC LEED Silver globalmente (hoje são 23 sites neste modelo); acompanhar seu desempenho de acordo com o U.S. Energy Star for Data Centers; empreender esforços para obter a certificação das instalações e desempenhar um papel ativo para tornar o setor ecologicamente sustentável ao promover o uso de tecnologias inovadoras, limpas e renováveis por meio da colaboração e argumentação com clientes e colegas.

No Brasil, os data centers IBX da Equinix também foram projetados com base em conceitos de sustentabilidade e os equipamentos instalados utilizam o mínimo dos recursos naturais. Os sites da empresa em Tamboré, SP, e na zona norte do Rio de Janeiro, por exemplo, contam com sistema de captação de água da chuva. O data center paulista tem, ainda, tecnologia de free cooling indireto, que detecta a temperatura do ar externo para aproveitá-lo no resfriamento do site sem a necessidade de usar o ar-condicionado. Com estas e outras iniciativas, a Equinix consegue reduzir em pelo menos 70% o consumo de água e 10% o de energia no país.

Share This Post

Post Comment