GFT apresenta resultados do terceiro trimestre

O Grupo GFT obteve um progresso estável nos primeiros nove meses de 2011. Na sequência de um forte desempenho na primeira metade do ano, o crescimento começou a perder impulso no terceiro trimestre. A principal causa foi a incerteza contínua nos mercados financeiros. Apesar de uma crescente tendência dos bancos em adiar seus investimentos a partir de setembro, a receita nos primeiros nove meses cresceu 16%, alcançando 207,87 milhões contra os 178,74 milhões do ano anterior. Desse montante, o terceiro semestre representa 66,07 milhões de euros em relação aos 64,06 milhões do mesmo período de 2010. Nos primeiros nove meses de 2011, o Grupo GFT atingiu um resultado EBT de 9,05 milhões contra os 8,76 milhões do ano anterior.

O aumento da receita resultou principalmente do desenvolvimento positivo da divisão de Resourcing, que registrou receita de 121,41 milhões - um aumento de 31 % em face ao valor do ano anterior de 92,57 milhões. Este segmento se beneficiou da forte demanda de especialistas e consultores de TI em todos os países. A demanda por especialistas em TI e engenheiros foi particularmente alta no setor industrial, impactando positivamente no segmento de negócios de Resource Management, que continuou acelerando no período em análise, atingindo um crescimento de 44%,ou seja, 64,68 milhões contra 45,07 milhões do mesmo período do ano anterior.

No segmento de Gestão de Terceiros a receita foi elevada em 19%, atingindo 56,73 milhões. Devido à expansão das atividades de Resourcing - sobretudo através da aquisição bem-sucedida de novos clientes - houve um aumento significativo das receitas geradas na Alemanha e França: esta demonstrou um crescimento de 15%, enquanto a receita na França subiu em 67%.

Apesar da clara tendência dos clientes do setor financeiro em adiar seus investimentos, a divisão de Serviços foi capaz de manter-se estável, atingindo uma receita de 86,26 milhões frente os 86,14 milhões do ano anterior. A receita estável de serviços de outsourcing e projetos de longo prazo no domínio das soluções de core banking compensou um pouco a fraca demanda por soluções de TI em serviços bancários corporativos e de investimento.

Por países, depois de um crescimento dinâmico na primeira metade do ano, a receita gerada no Reino Unido e nos EUA voltou ao nível do ano anterior no período em questão. Houve um ligeiro crescimento na receita de 9%, gerada com clientes na Espanha. Na Suíça houve um aumento significativo de 91%.

De acordo com o country managing director da GFT Brasil, Marco Santos, a companhia demonstrou que é flexível o suficiente para superar os desafios atuais e aproveitar as oportunidades. “A receita consistente de serviços de outsourcing e projetos de longo prazo no domínio das soluções de core banking compensou a fraca demanda por soluções de TI em serviços bancários corporativos e de investimento, explica Santos.

Segundo Ulrich Dietz, CEO do Grupo GFT, embora o setor financeiro esteja bastante relutante em investir, ainda há uma forte necessidade de soluções inteligentes de TI na área de gestão de clientes e implementação de normas de conformidade. “Oportunidades de crescimento ainda são esperadas para a nossa divisão de Recursos no quarto trimestre. Estamos determinados a utilizar plenamente essas oportunidades e terminar o nosso exercício 2011 firmemente, acrescentando que, em vista da atual instabilidade da situação econômica, o Conselho Executivo da GFT reajustou suas expectativas para o ano financeiro e agora espera uma receita de 270 milhões e um resultado EBT de 11 milhões.

Share This Post

Post Comment