Mineradora Samarco reduz consumo de combustível

O software chamado Virtual Indurator, desenvolvido no centro de pesquisas da Tata Consultancy Services (TCS) em Pune, na Índia, é desenvolvido para auxiliar no processo de endurecimento durante a pelotização de partículas de minério de ferro (segundo a organização é a transformação de finos de minério de ferro em pelotas - esferas de 8 a 18 milímetros).

Recentemente, a ferramenta foi instalada pela TCS - em conjunto com a fornecedora do sistema especialista CEMI - em uma das plantas de pelotização da Samarco Mineração S.A, companhia de mineração controlada pela brasileira Vale e pela australiana BHP Billiton. No caso da Samarco, resultados indicam uma redução no consumo de combustível da ordem de 2% a 3%.  “A adoção da solução associada a um sistema especialista proporciona atualmente à empresa um ganho no que diz respeito à redução do consumo de gás natural, sem diminuir a qualidade do produto final, além de outros ganhos relacionados à previsibilidade e diagnóstico do processo de pelotização”, explica Marcos Cavalcante, engenheiro da Samarco responsável pelos fornos da gerência de engenharia de processo e automação, na unidade de Ubu, município de Anchieta, no Espírito Santo.

Segundo a empresa, o software simula ainda o processo de endurecimento das pelotas, levando em conta as características das matérias-primas, tais como minério de ferro, carvão ou coque, calcário ou cal, bentonita ou aglomerante orgânico, juntamente com as condições operacionais e dimensões físicas da unidade industrial. Quando instalado on-line, o software pode ser ligado a um sistema especialista que, por sua vez, conversa com o sistema de automação, no qual são inseridas, filtradas e atualizadas as informações de qualidade provenientes dos laboratórios, dados de consolidação de produção obtidos via sala de controle e, finalmente, outros parâmetros úteis de processos para otimização.

A partir de então os dados são entregues para o recurso e são geradas as simulações de processo. Assim que elas ocorrem, o processo inverso é feito e de forma preditiva os sistemas especialista e de automação atuam manipulando todo o processo de queima de pelotas, garantindo assim produtividade e eficiência energética do forno de endurecimento de pelotas de minério de ferro. “Esta ferramenta de simulação foi desenvolvida pela TCS para atender às necessidades das indústrias de siderurgia e mineração", afirma Venkataramana Runkana, cientista responsável pelo desenvolvimento da ferramenta no Laboratório de Inovação em Engenharia de Processos da Tata Consultancy Services na Índia.

Share This Post

Post Comment