Microsoft investe na nuvem com operação local de Windows Azure

A Microsoft anuncia  o investimento na criação da nova região Windows Azure no Brasil, mais um passo importante da estratégia de expansão da companhia na nuvem e do compromisso com o País. Em todo o mundo, a Microsoft tem investido mais de US$ 1 bilhão no Azure, disponível atualmente em 89 países. Com este anúncio,  empresas brasileiras e da América Latina serão beneficiadas a partir do primeiro semestre de 2014 com armazenagem local de dados e aplicações, bem como maior agilidade e eficiência para clientes e parceiros. Windows Azure

O evento que marcou o anúncio do novo investimento reuniu em São Paulo, o presidente da Microsoft Brasil, Mariano de Beer, o gerente geral de Windows Azure na Microsoft Corporation, Steven Martin e o gerente geral da divisão de nuvem para empresas,  André Echeverria.

“Este é mais um investimento que materializa o compromisso da Microsoft com o Brasil neste momento de transformação para uma empresa de dispositivos e serviços. Nossa estratégia corporativa é diferenciada, pois somos a única empresa que oferece nuvem pública e privada em todas as modalidades, permitindo aos clientes reduzir custos e inovar em ritmo mais veloz”, afirmou Mariano de Beer, presidente da Microsoft Brasil, que destacou que o negócio de Windows Azure no País cresce em ritmo acelerado, o dobro da velocidade do mercado. “O Brasil é um dos 10 principais mercados da Microsoft no mundo e continuamos comprometidos a fazer da tecnologia um motor fundamental para o crescimento dos negócios do País”, disse.

De acordo com Steven Martin, gerente geral de Windows Azure na Microsoft Corporation, com a nova região Windows Azure,  as empresas perceberão melhorias importantes em termos de desempenho com a redução de latência, tempo de resposta de envio e/ou recebimento dos dados. Além disso, os clientes podem selecionar a redundância local para armazenamento ao criar suas contas ou em qualquer momento posterior. Esta opção manterá o equivalente a três cópias dos dados localmente, preservando o armazenamento local. “Estamos entusiasmados com este anúncio de expansão do Windows Azure no Brasil, que representa nosso contínuo compromisso em atender as expectativas dos clientes locais”, afirmou.

O produto, que já está disponível no País desde 2010 para empresas de todos os portes, startups e desenvolvedores, oferece o poder da nuvem com soluções que permitem escalabilidade, elasticidade e segurança. “A computação em nuvem demanda atualizações constantes, por isso o portóflio de serviços do Windows Azure é expandido e aprimorado continuamente para  atender as expectativas de mercado, destacou o gerente geral da divisão de nuvem para empresas da Microsoft Brasil, André Echeverria.

Cenário brasileiro
A Microsoft tem feito um trabalho contínuo para simplificar a adoção da nuvem por empresas. Um dos caminhos para isso tem sido auxiliar clientes na escolha do modelo de nuvem que mais se adequa às suas necessidades.

A companhia de informações de crédito Boa Vista Serviços é uma das empresas que vêm se beneficiando do uso do Windows Azure no País. Em busca de uma plataforma que lhe garantisse maior flexibilidade para suportar picos de acesso, a Boa Vista contratou o Azure em junho de 2013. A empresa hospeda na plataforma da Microsoft duas aplicações: o portal Consumidor Positivo, que permite ao consumidor a consulta online de informações referentes ao seu próprio CPF, e também a versão do site transformada em um aplicativo para Windows 8. Além disso, o serviço de antifraude para e-commerce da Boa Vista também está hospedado no Azure. “A Microsoft nos ajudou a migrar nossa infraestrutura para a nuvem da forma mais adequada às nossas necessidades. Hoje, podemos usufruir dos benefícios do serviço de cloud computing por meio de um modelo híbrido, que nos garante total confiança na segurança de nossas informações, além da agilidade e ganho de escala que só a nuvem possibilita”, disse Waldir de Santis, diretor de TI da Boa Vista Serviços.

O Windows Azure é extremamente confiável e flexível em termos de arquitetura de projetos. A experiência adquirida no gerenciamento de mais de 1 milhão de servidores de alta performance em portfólio de nuvem global, com a execução de alguns dos maiores serviços online do mundo, fez com que a Microsoft construísse uma plataforma confiável para o mercado corporativo.  O produto é a única nuvem pública que oferece - totalmente suportados - Serviços de Infraestrutura e Serviços da plataforma e suporta cenários híbridos. Com os Serviços de Infraestrutura, as organizações podem facilmente migrar para a nuvem pública e também controlarem os custos para se manterem competitivas com o pré-pagamento e opções de compra.

O Windows Azure também suporta máquinas virtuais Windows e Linux , SQL Server e Hadoop e estruturas abertas, como WordPress , Joomla e Drupal. Os desenvolvedores que trabalham em . NET , Java , PHP, Node.js e Python podem usar o SDK disponível gratuitamente pelo link https://www.windowsazure.com/pt-br/downloads/

Share This Post

Post Comment