A Veeam Software, provedora de soluções que entregam disponibilidade para o Data Center Moderno, anuncia os resultados do Veeam Data Center Availability Report 2014, seu quarto relatório anual sobre o sucesso das organizações em promover o acesso a serviços de TI. Na pesquisa global, 82% dos CIOs admitiram que não conseguem atender às necessidades de acesso imediato e “always-on” aos serviços de TI nas empresas que trabalham. Essa lacuna de disponibilidade tem custo imediato: falhas de aplicação custam às empresas mais de US$ 2 milhões por ano em perda de receita, produtividade, oportunidades e dados perdidos por falhas de recuperação nos backups.
Esses custos só vão aumentar à medida que a economia global exigir cada vez mais que as empresas trabalhem com parceiros, clientes e partes interessadas em diferentes fusos horários, pressionando os ativos de data centers a estarem sempre ativos independente da localização. Com a previsão de que os mercados emergentes serão responsáveis por 40% do crescimento global nos próximos 15 anos, perder oportunidades globais devido ao tempo de inatividade por causar danos irreparáveis.
“A disponibilidade de TI é mais importante do que nunca. Ainda assim empresas em todo o mundo estão sendo prejudicadas por uma indústria de TI que os levou a acreditar que devem aceitar o tempo de inatividade e que o Always-On Business™ não é nada além de fantasia”, diz Ratmir Timashev, CEO da Veeam. “Isso não é aceitável. As organizações não podem permitir que milhões de dólares sejam perdidos com falhas de TI, nem podem continuar ‘jogando’ com a disponibilidade de dados. As boas noticias são que as coisas estão prontas para mudar. As empresas apenas precisam descartar o que vêm dizendo a elas há anos sobre disponibilidade e exigir melhorias. Se todos fizerem isso, em cinco anos disponibilidade de aplicativos se tornará um assunto reduntante enquanto consumidores e empregados ao redor do mundo acessam o que quiserem, quando quiserem”.
As principais conclusões do Veeam Data Center Availability Report 2014 são:
As empresas não conseguem atender o aumento crescende da demanda do “Always-On Business”
- 82% dos CIOs disseram que não conseguem atender às necessidades de seus negócios. Mais de 90% dos CIOs estão sob pressão tanto para recuperar os dados mais rápido, reduzindo o impacto financeiro das paralisações não planejadas, quanto para realizar backups de dados com mais frequência, reduzindo o risco de perda de dados.
- As razões para os CIOs estarem sob pressão incluem interações mais freqüentes e, em tempo real, entre clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores (apontado por 65% dos entrevistados); a necessidade de acessar aplicações em diferentes fusos horários (56%); aumento da adoção de dispositivos móveis (56%); funcionários trabalhando fora do horário normal (54%); e um crescente nível de automação para a tomada de decisões e transações (53%).
O tempo de inatividade não planejado está aumentando os custos
- Downtimes de aplicação não planejados ocorrem mais de uma vez por mês (13 vezes por ano).
- “Downtimes” de aplicação não planejados custam a uma organização entre US$ 1,4 milhões e US$ 2,3 milhões anualmente em perda de receita, queda de produtividade e oportunidades perdidas.
A proteção não é garantida
- Uma em cada seis recuperações de backup falha, o que significa que com 13 incidentes de aplicação do tempo de inatividade por ano, os dados serão perdidos permanentemente pelo menos duas vezes. Essa perda de dados custa a uma empresa no mínimo US$ 682 mil anualmente.
As organizações estão colocando milhões de dólares de dados em o risco
- As organizações também estão arriscando entre US$ 4,4 milhões e US$ 7,9 milhões de dados de aplicativos perdidos com incidentes de inatividade a cada ano.
As empresas já estão exigindo uma maior disponibilidade de dados. Entretanto, os departamentos de TI estão perdendo o objetivo de tempo de recuperação (RTO) que seus negócios exigem para dados de missão crítica por mais de uma hora, e estão mais de 2,5 horas além do padrão “always-on” estabelecido por soluções de disponibilidade modernas. De forma ainda mais preocupante, estão excedendo o objetivo de ponto de recuperação (RPO), ou seja, com que frequência os dados são recuperados, 1,5 horas, e estão a 4,5 horas dos padrões “always-on” modernos.
“Não se enganem, nós já estamos na era do Aways-On Business”, acrescenta Timashev. “Para manter o ritmo, as empresas precisam de tipos de soluções totalmente novos que permitam disponibilidade 24/7 de uma forma que produtos para proteção de dados legados e de backup nunca poderiam fazer. Isto significa alta velocidade, garantia de recuperação de todos os arquivos, aplicativos ou servidores virtuais quando necessário. Significa alavancar dados de backups e ambientes para testar a implantação de novas aplicações, reduzindo o risco de fracasso. E significa visibilidade completa com monitoramento proativo e alertas de problemas antes que eles afetem as operações. Os CIOs reconhecem claramente isto, uma vez que 78% deles planejam mudar o seu produto de proteção de dados nos próximos dois anos, a fim de obter a disponibilidade que eles precisam. Como resultado, a lacuna de disponibilidade vai começar a se tornar uma coisa do passado.”
Metodologia da pesquisa
O Veeam Data Center Availability Report 2014 é baseado em uma pesquisa online com 760 CIOs de companhias com mais de 1.000 empregados nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Holanda, Suíça, Brasil, Austrália e Cingapura. A Vanson Bourne, organização de pesquisa de mercado independente, realizou a pesquisa em nome da Veeam. Para fazer o download do relatório completo, visite https://www.veeam.com/br/wp-