Lançamento da nova TCO Certified – disponibilização de produtos de TI mais sustentáveis

Lançamento da nova TCO Certified – disponibilização de produtos de TI mais sustentáveis

Hoje é lançada a TCO Certified, generation 8. Focando-se nos desafios de sustentabilidade mais relevantes, ajuda as organizações a fazerem escolhas responsáveis ao adquirirem produtos de TI. Já foram certificados 72 produtos da Dell, da Eizo, da Lenovo  e da HP.

Os novos critérios atualizados motivam a responsabilidade e a transparência na cadeia de abastecimento. Com uma abordagem circular, a certificação torna disponíveis no mercado produtos de TI mais sustentáveis. Os critérios focam-se em aumentar o tempo de vida útil dos produtos de TI e ajudar as organizações que compram os produtos a contribuírem para os objetivos de sustentabilidade nacionais e globais.

"É o nosso maior passo de sempre em direção a um ciclo de vida circular e sustentável para os produtos de TI. Apoiando o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030, a TCO Certified, generation 8 ajuda as marcas e os compradores a contribuírem para um futuro mais sustentável", afirmou Sören Enholm, CEO da TCO Development, a organização por detrás da TCO Certified.

Circularidade significa afastarmo-nos do modelo linear de "obter, fazer, eliminar" e usarmos um em que os produtos são utilizados durante mais tempo e podem ser reutilizados ou recondicionados antes de serem reciclados. Manter o valor dos materiais para utilização durante o máximo de tempo possível também significa diminuir a dependência de matérias-primas e reduzir os resíduos tóxicos.

Na TCO Certified, generation 8, as soluções circulares são impulsionadas pela nova área de extensão do tempo de vida útil dos produtos. Novos critérios que se focam na durabilidade, possibilidade de reparação e possibilidade de atualização dos produtos complementam os critérios existentes relativos à recuperação e reciclagem do material.

Os critérios também visam reduzir ou eliminar a utilização de substâncias perigosas nos produtos de TI, incluindo metais pesados, halogénios, retardadores de chama não halogenados e plastificantes. Os trabalhadores fabris têm de usar equipamento de proteção e receber formação sobre os riscos de utilização de produtos químicos perigosos.

"Ao incluir a mais recente geração da TCO Certified na aquisição de produtos, obtém acesso a critérios de ciclo de vida abrangentes e a uma verificação independente da conformidade. Num futuro próximo, esperamos que muitos mais produtos sejam certificados em conformidade com a TCO Certified, generation 8", concluiu Sören Enholm.

Está disponível uma lista completa de produtos certificados no nosso Localizador de Produtos.

Share This Post

Post Comment