De acordo com uma pesquisa recente da Gallup, 93% dos profissionais de RH das empresas presentes na lista anual “Fortune 500” (ranking anual que aponta as 500 maiores empresas dos Estados Unidos, com base na receita total) já utilizam IA para otimizar áreas como recrutamento, gestão de talentos e eficiência operacional. No entanto, apenas um terço dos funcionários reconhece a implementação dessa tecnologia em suas empresas.
Hosana Azevedo, Head de Recursos Humanos do Infojobs, site e app de empregos líder em conectar talentos e empresas, destaca que essa falta de percepção pode estar ligada ao fato de que a IA muitas vezes opera nos bastidores. “A IA tem sido essencial para automatizar tarefas e melhorar a assertividade nas contratações, mas as mudanças acontecem de forma integrada ao cotidiano de trabalho, sem que os profissionais percebam seu impacto direto”, explica.
O setor de RH é um dos maiores responsáveis pela busca por profissionais especializados em IA, com 88,17% das vagas abertas na área. A IA está sendo usada para transformar processos, como triagem de currículos e análise de dados preditivos, agilizando a seleção e permitindo decisões mais rápidas e eficazes. "Com IA, conseguimos analisar grandes volumes de dados e identificar os melhores perfis de candidatos de forma muito mais eficiente, permitindo que os profissionais de RH se concentrem nas etapas mais estratégicas do processo", afirma Hosana.
Mas o impacto da IA vai além da contratação – ela pode transformar a produtividade de toda a equipe. No entanto, sem uma comunicação adequada, muitos profissionais ainda não conseguem visualizar o real potencial dessa tecnologia em seu trabalho diário. "É essencial que as empresas não só implementem a IA, mas também expliquem claramente como ela pode agregar valor ao negócio e facilitar o dia a dia dos profissionais", ressalta a executiva.
A pesquisa da Gallup ainda revela outro dado inquietante: 89% dos profissionais que foram treinados para usar IA se mostraram mais confiantes sobre a contribuição positiva da tecnologia para a produtividade e a eficiência. No entanto, 70% afirmam que suas empresas ainda não possuem diretrizes claras sobre como implementar essa transformação digital.
Para reduzir a lacuna entre a adoção da IA e sua percepção pelos colaboradores, as empresas precisam investir em comunicação interna e capacitação. Explicar os benefícios da IA e treinar os funcionários para lidar com novas tecnologias são passos fundamentais para garantir que todos entendam o seu papel no ambiente de trabalho.
“Os colaboradores precisam compreender que a IA não substitui suas funções, mas potencializa seu desempenho. Transparência nesse processo é essencial para um futuro do trabalho mais colaborativo e eficiente”, afirma Hosana Azevedo.
O futuro chegou e não espera por ninguém. Empresas que não se adaptarem à revolução da IA correm o risco de ficar para trás, comprometendo o sucesso de seus profissionais e do negócio. A visão sobre a IA será o diferencial entre o sucesso e o fracasso no mercado de trabalho do futuro.
Imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/ilustracao-3d-de-fundo-azul-e-roxo-futurista-techno-sci-fi-luzes-cool_27572603.htm#fromView=search&page=1&position=9&uuid=b50398af-9974-4358-9dcd-d9ed790650fa