Quadrante mágico do ECM

Estudo realizado pelos analistas internacionais do Gartner, Keneth Chin, Mark R. Gilbert, Toby Bell, Karen Shegda e Mick MacComascaigh, mostra como empresas fornecedoras de soluções de ECM desenvolveram suas estratégias de negócios e qual seu desempenho no último ano.

[private] Document Management - O relatório recém divulgado pelo Gartner mostra a incorporação de alguns fornecedores neste setor. No que isso impacta o mercado?
Mark R. Gilbert- O mercado de ECM passou por um período de consolidação principal de 2003 a 2007. O ritmo de aquisições, em seguida, diminuiu até 2009, quando algumas empresas do mercado foram adquiridas como a Open Text pela Vignette. Estamos agora na fase final de consolidação maior do mercado com os fornecedores atentos para ganhar uma quota  maior desse mercado e focados em aumentar a estratégias de negócios em relação à gestão da informação expandindo soluções para aplicação de conteúdo ou para promoção da integração com o SharePoint da Microsoft.

Mark R. Gilbert, Analista de ECM do Gartner

DM - O crescimento do mercado é um indicativo da recuperação econômica das empresas em investimentos nesta área?
MG - Em geral, o clima econômico 2008-2009 obrigou as empresas a fazerem escolhas difíceis em termos de gastos com tecnologia. No entanto, o mercado de ECM foi um pouco isolado da recessão, por três razões:

• O aumento do volume e da complexidade dos conteúdos estimulou o interesse das companhias em investir;

• A pressão sobre os preços de ferramentas de código-aberto ou vendedores suítes, baixou o valor das licenças nas propostas, o que estimulou a procura (apesar de aumentos nos custos de manutenção e serviços).

• Muitas pessoas não só controlam o orçamento para todos os componentes da ECM de uma organização e suas soluções, como também para as compras. Estes responsáveis são frequentemente os mesmos para projetos independentes. Em termos de negócios eles têm um único objetivo: o retorno sobre o investimento (ROI).

DM - Como podemos interpretar a consolidação do mercado no período apontado no relatório de 2004 a 2007?
MG - O que aconteceu neste período pode-se atribuir a necessidade de gerenciar os riscos associados com o crescente volume de papel não gerenciado  e do conteúdo digital, que requer um foco na virtualização e governança. Fornecedores de software e serviços de diversos mercados estão ressaltando que as ameaças ao conteúdo está descontrolada, abordando diferentes mensagens para diferentes partes interessadas. Hoje , tudo gira em torno da segurança. A fim de estimular um gasto tático, atualmente as empresas investem em produtos para captura de imagem, arquivamento, gerenciamento de emails e  dados, gestão de documentos, storage (hardware e software), repositórios de conteúdo federado, busca corporativa, e-discovery, formulários e a regulamentação internacional. O reconhecimento desses aspectos tem incentivado as organizações a rever suas estratégias para o gerenciamento do ciclo de vida de conteúdo, controle de acesso, disponibilidade e custos de forma, mais significativa.

DM - Quais as perspectivas para os próximos anos?
MG - Apesar do clima conturbado da economia no último ano. Há uma perspectiva de estimulo para uma mudança positiva em alguns cenários, que  também está fazendo com que alguns tomadores de decisão, sejam cada vez mais cautelosos.  O atual relatório do Gartner para o Quadrante Mágico de empresas fornecedoras de produtos de ECM aponta uma exigência crescente de casos de negócios, com fortes e estruturados argumentos sobre ROI. Isto impedirá qualquer mudança significativa nas despesas das companhias, mas poderá ajudar a manter o crescimento do mercado de ECM nos próximos anos. As organizações percebem os benefícios mais tangíveis das plataformas de ECM, enquadramentos e soluções, e estão implementando-as internamente.

Com um número de fornecedores que está crescendo ou ampliando uma carteira de soluções em ECM, às vezes é difícil separar uma solução que pode apoiar uma estratégia de ECM em uma organização que oferece apenas, mais uma commodity, as funções básicas, ou que apenas suporta um único processo ou grupo de usuários. Há uma confusão sobre a amplitude e a relevância dos softwares ECM disponíveis, mas isso de certa forma  está ajudando a fornecedores estabelecidos, pois com preço de commodity, alternativas ou soluções pontuais, estes podem comprovar o ROI quase que imediatamente. Com tantas aplicações já em execução na maioria das empresas atualmente, a estratégia para novas compras deve concentrar-se na análise de portfólio, projetos e priorização dos interesses e uma complexidade reduzida.

DM - Qual a tendência em produtos que o estudo do Gartner aponta que terão maior visibilidade nos próximos meses?
MG - Entre as tendências principais que arquitetos da informação, consultores e líderes empresariais devem considerar será a de como desenvolver estratégias de gerenciamento de conteúdo e determinar quais parceiros estratégicos são os ideais para cada projeto.

O ECM faz parte da infra-estrutura de TI e as soluções são feitas por fornecedores de infraestrutura, tais como HP, IBM, Oracle, Microsoft e SAP. A partir de consulta feita pelo próprio Gartner, os arquitetos da informação e responsáveis pela TI das empresas estão, cada vez mais, olhando para padronização em uma ou mais das ofertas das empresas fornecedoras de plataformas como estratégica para apoiar sua necessidade de conteúdo.

DM - A interoperabilidade de conteúdos é uma perspectiva real?
MG - A integração e os repositórios de conteúdo federados são consideradas áreas críticas para as empresa. O Content Management Interoperability Services (CMIS), os protocolos de serviços para Web desenvolvidos em conjunto pela EMC, IBM, Microsoft e outros, poderá ter sucesso onde outros falharam. Ele é projetado para fornecer um produto de forma neutra , independente de aplicativos e podem acessar conteúdos armazenados em qualquer CMIS ou repositório compatível.

DM - Como são avaliados os mercados brasileiro e latino-americano?
MG - Acredito que um fato se destaca não só no mercado latino-americano. É uma realidade que acontece em nível mundial. Oportunidades atrativas para as empresas para consolidar ou racionalizar certos componentes de conteúdo empresarial possuem vastas arquiteturas. A amplitude e a maturidade de algumas ofertas ECM significam que agora pode ser viável para resolver as necessidades fundamentais de ECM com produtos de fornecedores menores. Fornecedores regionais, especialistas de mercado por vertical, fornecedores de software open-source e de SaaS podem encontrar seu espaço entre os fornecedores de serviços para as empresas, mas os estrategistas de negócios devem procurar racionalizar uma arquitetura de conteúdo que os proteja de isolar as informações do usuário ou  grupos de usuários. [/private]

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