Uma visão do mercado

Ter uma bola de cristal bem que ajudaria muito, quando o assunto são previsões para o futuro. Mas como isso não é possível, muito menos em se tratando de tecnologia, a revista Document Management consultou experientes executivos do mercado para dar a sua visão sobre o que podemos esperar na área de ECM para o próximo ano.

[private] Não é fato desconhecido hoje que as organizações precisam de ECM para gerenciar o crescimento, o volume e a diversidade de conteúdos não estruturados, que hoje representa cerca de 80% das informações da empresa (conforme dados estatísticos do Gartner). Há uma clara demanda por oportunidades do mercado de começar a aplicar o conteúdo com um pouco mais de rigor do que é feito atualmente. A demanda  mostra que há necessidade de avaliações  sobre os dados estruturados, uma vertente muito grande que visa também a eliminação de redundâncias, a otimização de arquiteturas de disponibilidade, além do enriquecimento de metadados e controle do ciclo de vida global das informações pelas empresas.

O mercado de ECM registrou um crescimento de dois dígitos entre 2004 e 2007, mas sua expansão desacelerou para uma taxa de dígito único, em 2008, principalmente por causa da deterioração das condições econômicas globais. Segundo as estatísticas divulgadas recentemente pelo Gartner, as licenças de software em todo o mundo no segmento e as receitas de manutenção chegaram à casa dos 3,3 bilhões de dólares, em 2008.

A grande novidade do estudo é que se identificou uma previsão de que as receitas totais de software no mercado de ECM crescerão a uma taxa anual de 9,5% até 2013. Um retorno do mercado ao crescimento é esperado para o início de 2010, com as taxas subindo para dois dígitos e a receita mundial em softwares ECM superior a 5,1 bilhões de dólares até 2013. Isso representa um mercado saudável, mas também é aquele que está passando por uma transformação.

Aquecidos e esperando por oportunidades, os mercados brasileiro e latino-americano estão aguardando esta mudança, com o otimismo em alta.

Veja a seguir o que dizem os especialistas do mercado nacional:

André Busnardo - Diretor de Vendas Indiretas da Oracle do Brasil

“Por muito tempo, o ECM existiu em um universo paralelo aos aplicativos empresariais, bases de dados e ferramentas de BI. Atualmente, todos os grandes fornecedores, em especial os de plataformas de gestão de informação e de aplicativos empresariais, já oferecem soluções de ECM. 

Com a atual pressão para redução de riscos, auditoria e conformidade legal dos conteúdos, a automação dos processos de negócio torna-se imprescindível. Ao envolver grande quantidade de conteúdo e exercendo impacto significativo no resultado e na agilidade do negócio, a ferramenta é um importante diferencial competitivo em relação à rapidez e à segurança.

Hoje, as expectativas dos usuários são interfaces altamente participativas e personalizadas. Por isso,  plataformas de ECM tem suporte para serviços da Web 2.0 como Mashups, Wikis, VoIP, alimentações RSS, fóruns de discussão e publicação de conteúdo da Web on-line em aplicativos estruturados, criando um ambiente de trabalho mais produtivo e dinâmico para indivíduos e equipes. As empresas podem usar seus recursos para incorporar e sincronizar portlets orientados pelas tarefas e informações, e serviços da Web 2.0 para criar aplicativos compostos ou “Mashups Empresariais”.

Essa é a principal tendência em produtos no próximo ano, na nossa visão. A aplicações com essas características deverão continuar recebendo funcionalidades da Web 2.0, recursos cada vez mais ágeis, de fácil utilização e realmente eficazes".

Eduardo Kfouri - Gerente-geral da Open Text para a América Latina

“Quando pensamos no mercado de ECM hoje, suas tendências e perspectivas, o primeiro fator que me vem à mente é a justificativa utilizada pelas empresas para concretizar seus grandes projetos. Não existe mais dúvida sobre a importância de permitir que os usuários tenham uma capacidade de acesso ao conteúdo, possibilitando que eles encontrem, recuperem e processem informações onde quer que estejam armazenadas, sem a necessidade de múltiplos logins e aplicações. O que tem mudado, entretanto, é a forma de justificar esse investimento. A questão de conformidade (compliance), que já foi a grande motivadora para suportar projetos de EMC, nos últimos dois anos tem caído de importância. Agora as palavras-chave são: diminuir custos e aumentar a produtividade dos processos. As empresas ampliaram o seu foco de visão em relação ao ECM, percebendo que com o acesso facilitado às informações é possível: aumentar a produtividade; oferecer um melhor serviço aos clientes; ampliar a vantagem competitiva; melhorar a eficiência de processos, além de atender à legislação.

O principal desafio desse mercado sempre passou por separar informações relevantes do conteúdo sem valor. E, hoje, ao lembrarmos que os emails crescem vertiginosamente como meio de comunicação profissional, fica a questão: se for necessário buscar uma informação registrada em um email, como as empresas a encontrariam? Sem sombra de dúvidas, apenas uma pequena parcela dos emails pode ser considerada importante, mas de acordo com a renomada entidade americana AIIM, 55% das organizações relatam que possuem pouca ou nenhuma segurança de que emails importantes estão sendo armazenados de forma completa e possível de recuperação.

O último ponto que gostaria de ressaltar neste pequeno ensaio sobre as tendências do ECM é a necessidade da gestão de conteúdo ir ao encontro do 2.0. Ainda segundo a AIIM, hoje mensagens de texto, blogs e wikis estão fora do radar em 75% das organizações. Para a entidade, capturar e traduzir as interações que ocorrem nos blogs corporativos, por exemplo, é algo que precisa estar em pauta. Mesmo sabendo da resistência e do receio de algumas companhias se transformarem em empresa 2.0, acredito também no amadurecimento do mercado de ECM rumo à interação com as mídias sociais nos próximos anos".

Yoran Levanon - Diretor-presidente da Xerox do Brasil

“O que notamos no contato com grandes corporações é uma necessidade crescente da gestão do conteúdo não estruturado.  Isto provavelmente acontece devido ao fato de ele representar cerca de 80% do total de informação de uma empresa e por isso, a cada dia que passa tentamos organizá-lo e gerenciá-lo com a mesma eficiência com que fazemos para o conteúdo estruturado. O mercado já passou por uma consolidação em termos de fornecedores de software e as empresas já veem o ECM como uma questão de arquitetura corporativa e não mais como uma aplicação departamental.  Todo esse movimento nos leva a uma expectativa de crescimento de mercado na casa dos dois dígitos percentuais, pois ainda há muito a ser feito para efetivar esse movimento de mercado. 

Existem duas fortes tendências de mercado visualizadas por nós.  A primeira delas diz respeito à especialização em aplicações.  Uma vez que os softwares de ECM já são encarados como corporativos e fazendo parte de um backbone de arquitetura, a forma de potencializar o seu uso é justamente por meio de aplicações de negócio que gerem diferenciais competitivos para cada indústria e empresa.  As empresas que tiverem know-how e experiência no desenvolvimento e deployment dessas aplicações, utilizando os principais softwares de mercado, terão grande vantagem neste momento. A segunda grande tendência, está na integração entre aplicações e entre os diferentes tipos de conteúdo.  Afinal, não basta “levantar” aplicações de negócio que fiquem isoladas dos demais sistemas, é preciso garantir a interoperabilidade entre aplicações, sistemas e conteúdos.

Em termos de Brasil vimos durante 2009 um aumento na demanda para adoção desse tipo de tecnologia por intermédio do modelo de serviço, onde o cliente paga por um modelo de uso e não por licença de software e sua implementação.  Esse modelo, acelera o uso da tecnologia, pois o cliente faz uso de uma infraestrutura já existente e em alguns casos aplicações já pré-moldadas, gerando um retorno mais rápido e diferenciação perante os concorrentes. O principal obstáculo para esse modelo está no fato de que nem todos os fornecedores de software estão preparados para tal modalidade.

No que diz respeito ao crescimento do mercado a tendência é que na América Latina e no Brasil isso ocorra de forma moderada em 2010, tendo como principais alavancadores os segmentos de finanças e governo”.

Carlos Cunha - Diretor-geral da EMC Brasil

“ O mercado vem respondendo de maneira favorável a soluções de Enterprise Content Management e o que temos observado em nossos clientes é que o tema tem sido considerado na pauta de investimentos em TI nos últimos anos, mesmo que fragmentado na forma de soluções pontuais. Em pesquisa recente, fonte AIIM, 58% das empresas consideram ECM extremamente importante para ajudá-las nas questões operacionais e estratégicas que envolvem principalmente redução de custos, satisfação do cliente e compliance.

A questão da gestão da informação digital e sua transformação é tida como estratégica para o sucesso das empresas e, como pontos principais, vemos uma demanda crescente por solução na linha de gestão de emails, classificação, retenção e busca de documentos corporativos. Todas as linhas de tecnologia de gestão de informação não estruturada estão convergindo cada vez mais no modelo de repositório único corporativo, ou seja, as empresas que implementaram soluções pontuais agora percebem que o custo de manutenção desse modelo é mais alto perante uma arquitetura de ECM.

Com isso, não somente as empresas fornecedoras de soluções de ECM, como pessoas com conhecimento adequado, serão necessárias para os novos desafios que as corporações estão enfrentando e estarão demandando nos próximos anos.

Um número interessante, que demonstra a fragilidade das soluções pontuais, apesar de já existirem há muito tempo, é que 55% das empresas ainda demonstram insegurança na maneira como classificam, arquivam e disponibilizam a mensagem e os anexos aos usuários finais. Como visão estratégica, as corporações vêm incluindo este tema no planejamento de implementação de uma plataforma de ECM.

Como o potencial de crescimento da América Latina é muito grande, a dinâmica do mercado denota a preferência das corporações por soluções maduras e que auxiliem, principalmente, na redução de custo operacional e na excelência nos processos de atendimento ao cliente.  De fato é um mercado em franca expansão e, localmente, tem como um dos desafios a criação de profissionais com competência para entender, desenhar, implementar e suportar soluções de ECM.

Eduardo Campos de Oliveira - Gerente de Marketing Estratégico da Microsoft

“O mercado de ECM é um mercado em ascensão, porque as empresas geram no seu dia-a-dia volumes muito grandes de informações espalhados por planilhas, documentos, emails originados em diversas ferramentas. Entre as empresas, além da diversidade de ferramentas para geração, há também uma profusão de endereços onde essas informações se encontram. Ou seja, há um caos não gerenciado de informações e poucas empresas que utilizam este capital intelectual para a geração de negócios e tomada de decisão. 

Com o Sharepoint a Microsoft conseguiu reunir num único ambiente toda esta sorte de dados e informações. A atualização da plataforma com o lançamento do Sharepoint 2010, previsto para meados do ano, na prática o mercado poderá entender que os grandes ativos poderão ser gerenciados assim como as novas ferramentas, novos veículos e principalmente processos estarão consolidados com esta ferramenta. Será possível criar um mecanismo de pesquisa e fazer as buscas naquilo que é pertinente aos negócios e é nisso que o Sharepoint vai atuar.

Hoje o mais emergente dentro de um ambiente de negócios é o compliance e o uso de ferramentas que ajudem na transparência  dos processos. A ideia é de que o produto traga essa ajuda fundamental para o gerenciamento do conhecimento dentro das companhias. Um terceiro aspecto é a possibilidade de gerenciamento via Web  que passa a fornecer capacidade de gerenciamento de um universo de conteúdo que extrapola os limites físicos da empresa.

As perspectivas para o próximo ano são bastante positivas e esta realidade vai além do mercado brasileiro. O mercado está se dirigindo para um modelo de maturidade bastante interessante como aponta o próprio Gartner. A realidade é que as empresas precisam de eficiência para competir e atender seus clientes, além disso há uma vertente para a socialização do conhecimento dentro das fronteiras da empresa o que tem ganhado muita força com o incentivo da colaboração".

Eduardo Buck - Gerente de grandes contas da Canon do Brasil

“Nossa expectativa é de que o setor de ECM cresça nos próximos anos, especialmente no Brasil, que possui um mercado com bastante potencial. O número de vendas de equipamentos com capacidade de digitalizar e prover imagens digitais tem aumentado em relação às vendas de equipamentos de monofunção, como os de impressão. A Canon como fabricante e provedora de serviços de captura de imagem vê como uma das tendências do setor, a integração dos novos produtos às soluções de workflow de uma forma fácil, simples e amigável.”

 

Hans Schroter - Gerente de Desenvolvimento de Mercado para Imagem e Impressão da HP

“As perspectivas para o mercado de ECM são as melhores e podemos esperar um forte crescimento nos próximos anos. Existem várias razões para isso. A primeira é que continuaremos a observar o crescimento explosivo da geração da informação criando a necessidade da implementação de aplicações de controle, análise, acesso e gerenciamento de grandes volumes de informação. Lembro que estamos lidando com ambientes cada vez mais complexos e que as empresas serão cada vez mais desafiadas a gerenciar dados e conteúdos de várias aplicações e repositórios. É importante ressaltar que a informação é meio e não fim e que ela deve cumprir o seu papel que é o de reduzir o risco nas organizações. Serão bem-sucedidas as empresas que souberem gerenciar a informação e tirar proveito dela.

A segunda razão é que o ECM é a resposta tecnológica a diversos desafios que as empresas estão enfrentando hoje e que se intensificarão no futuro. Um tema recorrente e de grande importância no mundo empresarial é a redução de custos e o ECM pode contribuir com a melhoria da eficiência operacional das organizações. Ainda sobre redução de custos é comum ver empresas diminuindo substancialmente seus quadros de funcionários e o ECM permite que processos sejam automatizados e que uma empresa possa operar com equipes reduzidas. Um outro desafio é fazer com que a direção e a gerência das empresas tenham ferramentas de acesso e análise de informação para a tomada de decisão e o ECM oferece essas ferramentas de auxílio para a tomada de decisão. Não podemos também esquecer do aumento da concorrência nos mercados o que obriga as empresas a se superar buscando a excelência e proporcionando altos graus de satisfação dos clientes. A contribuição do ECM é a melhoria do serviço proporcionado pela rapidez nos processos e redução substancial dos erros. Empresas verdadeiramente orientadas aperfeiçoarão os fluxos de informação para aumentar o valor aos clientes. Devemos considerar também as possibilidades de capturar e tratar a voz dos consumidores usando a retroalimentação para a melhoria de produtos, serviços e processos.

Existe um terceiro tema que começou a tomar espaço na agenda das empresas que é a conformidade e o gerenciamento de risco. Aqui o ECM pode trazer uma importante contribuição permitindo que a informação possa ser armazenada e enviada de forma segura impedindo possíveis fraudes nas empresas.

Sumarizando o ECM tem uma boa proposta de valor e encontrará um bom terreno para crescer nos próximos anos. O que devemos nos lembrar é que um projeto deve sempre ser fundamentado pelo retorno que ele pode trazer como um investimento.

Por fim não posso deixar de mencionar a expectativa, não sem fundamento, do crescimento econômico do Brasil. Muitos segmentos da indústria podem se beneficiar e crescer nesse ambiente, incluindo o da Tecnologia da Informação. Particularmente dessa indústria podemos esperar grande crescimento em ECM.

O mundo tornou-se complexo e a tendência desse processo é se intensificar nos próximos anos. Esta constatação e previsão aplica-se a todo o ciclo de vida do gerenciamento da informação. Para a captura podemos esperar produtos – scanners, MFPs e Digital Senders – mais sofisticados e capazes de se integrar em ambientes de TI complexos. As aplicações deverão atender à necessidade de integração com o gerenciamento da informação gerada por diferentes aplicações e armazenada em diferentes repositórios sendo integradas para acesso, análise – com ferramentas de análise para a tomada de decisão cada vez mais sofisticadas – e gerenciamento. Ouviremos falar com maior frequência em conceitos como Digital Asset Management e Web Content. Por fim o acesso à informação deverá considerar a forte tendência da mobilidade com acesso a conteúdo a partir de notebooks, celulares e smartphones".

Aureo Fittipaldi Costa - Diretor-comercial da Divisão de Produtos Corporativos da Lexmark

“Nos dias de hoje, a tecnologia não se limita a facilitar os processos complicados ou que exigem grandes investimentos. Tarefas do dia-a-dia como organizar e armazenar documentos, também já dispõem de tecnologias simples e, ao mesmo tempo, eficazes que proporcionam diversas vantagens aos usuários.

Cada vez mais as empresas migram para a digitalização de documentos e visualizam ali uma série de benefícios, como redução de custos, elevação de ganhos operacionais, simplificação do modelo comercial e facilidade na busca de informações para tomada de decisões.

A facilidade e agilidade na localização de informações e a integração de dados cada vez mais necessária deixam qualquer empresa a um passo à frente de seu concorrente, tornando-a competitiva para atender a demanda de seus clientes. Em resumo, ações simples como a digitalização de documentos podem agregar muito valor ao negócio. E é exatamente neste tópico que as empresas vêm realizando a integração das soluções em software de ECM disponíveis hoje com os equipamentos multifuncionais.

Um dos exemplos de integração da ferramenta de software ECM com os equipamentos multifuncionais é o próprio Microsoft Sharepoint, para o qual desenvolvemos interfaces de comunicação unindo os dois mundos (o papel e o digital), para ajudar o negócio de nossos clientes a aprimorar a sinergia organizacional, por meio do gerenciamento de conteúdo como documentos e registros. Com isso é possível agilizar a localização da informação precisa e relevante com a busca corporativa, acelerar os processos de negócios com workflows, facilitar a divulgação de informações dentro e fora da organização, controlar assim todo o ciclo de vida das informações, emitindo alertas, além de encaminhar para um arquivo morto virtual ou iniciar um workflow.

Esse é apenas um exemplo dos atrativos do compartilhamento de informações. Com soluções simples, é possível aumentar a produtividade dos clientes e ganhar competitividade no mercado. Além disso, ao optar por uma solução como essa é possível reduzir significativamente o consumo de papel, o que mostra a preocupação com o meio ambiente e a busca pela sustentabilidade nas atividades empresariais.”

Weber Canova - Vice-presidente  de Tecnologia e Gestão da Qualidade da TOTVS

“Este é um mercado aquecido que vai continuar crescendo na casa dos dois dígitos anuais. Alguns institutos de pesquisa apontam que deva chegar na casa dos 4,2 bilhões de dólares, em 2010. 

Entendemos que este mercado vai se dividir em duas modalidades. Uma corporativa, para missão crítica de documentos e sistemas orquestrados por processos, e outra em um modelo de software como serviço para pequenas funcionalidades, como versionamento, controle de publicação e compartilhamento. A TOTVS tem obtido bastante sucesso com o recém-lançamento de sua nova plataforma de ECM, que vai ao  encontro dessas perspectivas.

São várias as novidades, porém o CMIS deve ser adotado como padrão para interoperabilidade nas plataformas de ECM. Isto seria o que o standard SQL foi para os bancos de dados, no passado. Outro ponto a destacar são o mobile ECM para plataforma móveis e interfaces multi-idiomas para conteúdo.

A demanda nesses países é, significativamente, maior do que nos mercados desenvolvidos, em razão do grau de maturidade das empresas que agora precisam atender aos marcos regulatórios e de governança corporativa, que começam a chegar por aqui. A procura é grande por projetos de ECM nas empresas de todos os portes e segmentos. Os fornecedores de soluções que estiverem em linha com as necessidades dos clientes terão um diferencial competitivo importante”. [/private]

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