Sistema Gestor envia alertas para a tomada de decisão

Pequenas empresas dependem de muito trabalho, organização e senso prático para serem bem sucedidas. Pensando em oferecer uma solução completa e única para ajudar o pequeno empresário surgiu o Sistema Gestor. Desenvolvido em GeneXus – ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar – o sistema atualmente tem mais de 60 clientes em todo país e funciona como um ERP com consultoria em Administração de Empresas.

Destinado às pequenas empresas, o Sistema Gestor reúne e organiza dados referentes a compras, produção, estoque, vendas e até mesmo relacionamento com o cliente, mas traz o diferencial de oferecer informações que ajudam o empresário na tomada de decisão. “Mais do que relatórios, o programa disponibiliza dados de maneira inteligente para o empresário” - explica Matheus Fernando da Costa, fundador e proprietário do Sistema Gestor – “Criamos um software capaz de gerar insights para o empresário. Ele avisa, por exemplo, se determinado produto está vendendo mais ou menos em um período de tempo ou até mesmo se um cliente diminui o número de produtos comprados”.

O sistema nasceu da experiência de Costa com a indústria de semijoias do interior de São Paulo. Um de seus clientes precisava de um sistema para organizar sua produção. O sistema foi tão bem recebido que passou a gerar interesse em outras empresas da região. Com o tempo, pequenas indústrias de diferentes setores – como autopeças, têxtil e eletrônico – também se interessaram. Como o sistema já havia sido desenvolvido pensando em possíveis customizações, o software cresceu e hoje o Sistema Gestor tem mais de 60 clientes em estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Amazonas, Goiás e Roraima.

O grande diferencial do sistema é a união de um sistema de ERP com os conhecimentos de um especialista em Administração de Empresas, gerando um programa que possibilita uma visão estratégica dos seus negócios para o cliente. Costa é analista e administrador, com MBA em Administração para pequenos negócios. Além disso, participou de vários cursos do Sebrae e do Senai para o setor joalheiro, o que fez com que diversos empresários da região conhecessem sua solução.

Com a necessidade de adoção da Nota Fiscal Eletrônica por parte da Secretaria da Fazenda em 2009, as empresas atendidas pelo Sistema Gestor passaram a ter uma nova necessidade fiscal. Com isso, nasceu outro produto da empresa, o GFaz, sistema de emissão e arquivamento de notas fiscais eletrônicas. Matheus conta que o sistema surgiu para atender uma necessidade e hoje se tornou a porta de entrada de diversos clientes para a empresa. O sistema possui ferramentas de integração com outros ERPs e funciona totalmente on-line na nuvem.

O fundador da empresa conta que desde o início optou por usar GeneXus pela facilidade de adaptação da ferramenta. “Aceitei desenvolver o sistema sozinho no início apenas se fosse em GeneXus. Eu sabia que dessa forma eu conseguiria aproveitar boa parte do conhecimento e adaptar para as necessidades de outras empresas.” E completa: “O GeneXus ajuda muito no sentido da manutenção, ganhamos tempo na questão do desenvolvimento, mas o grande diferencial foi a velocidade de fazer as mudanças necessárias para cada segmento que atendemos”.

Share This Post

Post Comment