Por Erick Boano, vice-presidente e fundador da COSTDRIVERS

A tecnologia está desempenhando um papel cada vez mais importante na transformação do setor de compras. No entanto, focar apenas nisso e se esquecer do fator humano é um erro comum que tem apresentado a necessidade de capacitar os profissionais para que desenvolvam suas habilidades digitais.

O fator humano é essencial para capitalizar os benefícios que essas novas tecnologias trazem para a empresa. O setor pode se tornar mais eficaz na medida em que encontra o equilíbrio entre tecnologia, novas ideias e conhecimento, colocando as pessoas no centro dessa equação.

Encontrar profissionais com as habilidades necessárias para que a tecnologia seja utilizada como vantagem para os negócios é crucial para garantir a competitividade. A tecnologia, sozinha, agrega pouco valor para a função de compras. Assim, a força de trabalho exerce um papel estratégico para a evolução da digitalização no setor. Mas, é preciso considerar que as empresas mantenham programas de treinamento que garantam conhecimentos, habilidades e competências que apoiem a estratégia de negócios e contribua para reter os talentos da área.

Construindo o futuro

O setor de compras precisa se tornar mais relevante, modelos operacionais tradicionais precisam ser modernizados e isso, obrigatoriamente, não deve ser apenas por meio de melhorias estruturais e tecnológicas, mas com pessoas trabalhando em atividades que agreguem valor aos negócios e que estejam em posição de tomar decisões mais rapidamente.

Para que a tecnologia seja realmente transformadora, é necessário ir além da automação e aproveitar a análise de dados para que as decisões sejam seguras. Isso contribui para que o setor de compras assuma um papel mais estratégico e com maior destaque no gerenciamento de riscos e redução de custos.

Essa tomada de decisões em dados também contribui para realinhar o relacionamento com os fornecedores e os clientes internos. O setor de compras se torna os olhos da empresa, analisando e avaliando fornecedores e buscando novas oportunidades de negócio.

O profissional de compras precisa conversar com diferentes níveis em uma empresa ou fornecedor. Precisa pensar de forma independente e gerar mais valor aos negócios. E isso hoje depende muito mais do desenvolvimento de habilidades digitais desse profissional do que da tecnologia que ele vai utilizar. A tecnologia vem para facilitar a vida do profissional e para que ele possa assumir funções mais estratégicas. E ele deve estar preparado para assumir esse novo desafio.