Estudo avalia implementação de processos analíticos

Pesquisa “Processos Analíticos: A Divisão Crescente”, realizada pela área de consultoria da IBM, em parceria com o MIT Sloan Management Review, aponta que 44% das organizações declararam que barreiras culturais, como a necessidade de competências e resistência da organização a novas ideias, são os principais obstáculos à adoção de tecnologias de business analytics and optimization (BAO). Em contrapartida, 24% dos participantes indicaram preocupações tecnológicas como empecilhos para a implementação. 

O levantamento global feito com mais de 4.500 executivos, gerentes e analistas de empresas de 30 segmentos de mercado em mais de 120 países, incluindo o Brasil, é uma continuação do estudo realizado em 2010 pela IBM e o MIT SMR para entender como as empresas estavam integrando processos analíticos em operações corporativas. A pesquisa no último ano identificou três níveis na adoção de business analytics: Aspirantes, Experientes e Transformadas – organizações com adoção básica, experiente e avançada da tecnologia, respectivamente. De 2010 a 2011 o percentual de entrevistados que mencionou ganhos competitivos por meio da utilização de processos analíticos aumentou 23% nas organizações chamadas na análise de “Transformadas” e 66% nas “Experientes”. Por outro lado, organizações classificadas como “Aspirantes” caíram 5% em relação ao ano anterior.

O estudo também identificou os pilares para que uma empresa implemente uma estratégia de business analytics: promover uma cultura orientada a dados, ter profissionais com competência em gerenciamento de informações e capacitação analítica. “A pesquisa aponta como as organizações que adotaram processos analíticos mais cedo e de forma mais consistente obtiveram ganhos significativos, tanto em desempenho quanto em competitividade”, afirma Mário Hime, líder da consultoria da IBM Brasil para Business Analytics and Optimization. Segundo o executivo, os resultados demonstraram uma necessidade iminente das empresas promoverem uma cultura orientada à informação e estabelecerem estratégias de processos analíticos capazes de conduzir a um conhecimento baseado em fatos e utilizá-lo na tomada de decisões.

De acordo com o estudo, em média, menos de 25% das organizações “Aspirantes” e metade das organizações “Transformadas” afirmam utilizar BAO para tomar decisões que envolvam clientes, estratégia de negócios e recursos humanos. A pesquisa também identificou que atualmente, as empresas “Transformadas” usam a análise de dados na organização como um todo, mas concentraram-se em aplicar a tecnologia para três objetivos específicos: aumentar a rapidez e precisão na tomada de decisões, gerenciar e prever riscos corporativos que impactam os negócios e atrair e reter clientes a partir do melhor entendimento de seus comportamentos.

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