Motivada em manter a liderança no mercado brasileiro de tecnologia para concessionárias, a Dealernet resolveu em 2009 investir em um sistema de gestão inovador, ainda mais arrojado, com novos recursos, fundamentado no fluxo ativo de tarefas e que pudesse ser hospedado na nuvem, surgiu o Dealernet WORKFLOW.
“Primeiramente, a empresa escolheu uma tecnologia baseada em .NET, mas não houve prosseguimento em virtude de algumas limitações. Depois tentamos outra ferramenta de geração de código, mas também não houve sucesso. Daí conhecemos o GeneXus, tudo parecia mostrar que era a solução. Em 2010 adquirimos a ferramenta e começamos a desenvolver”, conta o Gerente da Fábrica de Software da Dealernet, Amilton Rizzi.
O desenvolvimento do sistema Dealernet Workflow começou em 2010 e durou cerca de 1 ano e meio para a primeira versão estar disponível. Participaram do projeto 10 desenvolvedores GeneXus e foi tudo criado com a versão GeneXus Evolution 2. Hoje o sistema tem mais de 1.200 tabelas, 9 mil objetos e mais de 1.500 usuários. O programa é integrado ao SAP, multi-moeda e multi-idioma.
Em 2012 a Dealernet iniciou a venda do sistema para o mercado brasileiro, com foco em novos clientes. Hoje o Dealernet WORKFLOW está instalado em mais de 200 concessionárias, e já oferece migração para os clientes que utilizam o Dealernet WINDOWS. O novo sistema de gestão tem muitos diferenciais, como:
- FLUXO ATIVO DE TAREFAS - WorkFlow;
- ACESSIBILIDADE – Mobilidade;
- PLATAFORMA WEB;
- CLOUD COMPUTING;
- SEGURANÇA.
Criação
“A opção por GeneXus foi obrigatória. Não encontramos outra solução que conseguisse criar o sistema como queríamos. Só foi possível graças ao GeneXus, já que permite desenvolver para diversas linguagens ao mesmo tempo, com ganho de produtividade e com um número de profissionais bem menor. Temos 10 analistas GeneXus para o sistema Dealernet Workflow e 30 para o sistema Windows. Ou seja, 1/3 a menos de recursos”, conta Rizzi. A empresa ainda utiliza o GXflow e o GXserver, outras soluções da GeneXus International, que ajudam no desenvolvimento de sistemas.
Hoje o Dealernet Workflow é responsável por 10% da carteira de clientes da empresa e espera que até 2017 cada um de seus sistemas tenha 50% do negócio. Hoje a Dealernet almeja o mercado internacional, passou a oferecer novos serviços como hospedagem na nuvem e no Brasil deve focar as vendas, também, em centros automotivos e lojas de semi-novos. “Estamos preparados para a internacionalização, graças ao Dealernet Workflow”, pontua Amilton.
O próximo passo da Dealernet é o lançamento do aplicativo para agilizar o processo de avaliação de usados e outro que permitirá a execução das tarefas do sistema através de smartphone ou Tablet. Isso deve ocorrer no início de 2016.