A BT anuncia que, como parte de sua estratégia “Cloud of Clouds”, irá utilizar a tecnologia Riverbed SteelHead, para aceleração de aplicativos, em sua rede global. Assim, os clientes passam a contar com o melhor de seus aplicativos, quer estejam acessando os serviços de nuvem da própria BT ou de ofertas de outros provedores de software como serviço (SaaS – Software as a Service). Esta é a primeira vez que a tecnologia Riverbed foi implementada no núcleo de uma rede global.
A BT e a Riverbed está integrando seus serviços em instalações daEuropa, América do Norte e Ásia onde a BT possua links diretos para os principais provedores de serviços de nuvem e acesso de alta capacidade à Internet. O serviço estará disponível globalmente a partir do início de 2016, com acesso em 198 países e territórios por meio da solução IP Connect VPN da BT.
Uma série de pilotos da novo serviço mostraram um substancial aprimoramento do desempenho em rede de aplicativos SaaS, como o Microsoft Office 365.
Além de aceleração de aplicativos e otimização de largura de banda de rede, os clientes também ganham maior controle sobre suas aplicações, melhor visibilidade de sua performance, confiabilidade e segurança bem maiores do que as oferecidas pela entrega de aplicativos via Internet.
Utilizando a virtualização de funções de rede (NFV - Network Function Virtualisation), o novo serviço permitirá que os clientes se beneficiem mais amplamente de funções virtualizados, como o gerenciamento de desempenho de aplicações e o gerenciamento de acesso de alta velocidade a nuvens privadas e públicas.
Keith Langridge, vice-presidente de serviços de rede da BT Global Services, afirma: “nosso conceito de ‘Clous of clouds’ rapidamente se traduz em vantagens concretas. Ao incluir Riverbed-como-um-serviço em nossa oferta, estamos respondendo a questões fundamentais enfrentadas pelos nossos clientes, que são o desempenho e a confiabilidade de aplicativos na nuvem. O novo serviço baseia-se na conectividade direta à rede que já oferecemos aos principais prestadores de serviços em nuvem, e proporciona maior velocidade, desempenho e controle dos aplicativos hospedados por esses provedores. Esta oferta conjunta com a Riverbed é um marco na jornada para as redes definidas por software e representa mais um diferencial em relação a nossos concorrentes”.
Para Paul O'Farrell, vice-presidente sênior e diretor-geral na Riverbed para Steelhead e SteelFusion, “os CIOs querem desfrutar de todos os benefícios da empresa híbrida, solucionando, nesse ambiente complexo, os desafios de entrega de aplicativos. A Riverbed inventou a otimização de WAN (Wide Area Network) em 2004, com o lançamento do Steelhead, e é hoje líder em infraestrutura de desempenho de aplicativos. A nova solução integrada da BT e Riverbed fornecerá a disponibilidade e aceleração de aplicativos e como serviço, facilitando a adição da computação em nuvem por meio do serviço de Cloud Connect da BT”.