A Indra tomou um novo impulso no mercado indiano após ter vencido a concorrência de dois contratos para oferecer sua tecnologia inteligente na construção do túnel mais longo do sudeste asiático (9,2 km de extensão), entre Chenani e Nashri e na do metrô de Navi Mumbai, na capital financeira da Índia. Os contratos, na ordem de 11,9 milhões de euros, prevê a implantação de um sistema de gestão integrado e controle de tráfego urbano.
A Indra equipará a central de controle com sua solução de desenvolvimento próprio, chamado Horus, que permite a gestão integrada e centralizada dos diferentes sistemas inteligentes de tráfego (ITS), garantindo o cumprimento dos padrões máximos de qualidade e segurança. O projeto inclui a implementação de sistemas ITS, como os sistemas de detecção automática de incidentes e videovigilância, controle de tráfego, sinalização, detecção de incêndios, controle de acessos ou chamadas de emergência e a integração de outros subsistemas fornecidos por empresas locais, como os sistemas de iluminação, ventilação, comunicação e energia.
A tecnologia é capaz de controlar a situação da via a todo o momento e oferece informações em tempo real para a tomada de decisões, um aspecto de suma importância em uma infraestrutura de tal magnitude. O alto nível de automatização das operações facilitará a gestão rápida e precisa de tudo o que ocorrer no túnel, tanto na gestão diária como em situações de emergência. Além disso, os motoristas terão acesso a informações em tempo real sobre a segurança e qualidade do serviço, contribuindo com a redução de riscos de incidentes e otimizando a utilização dos recursos durante o atendimento.
Atualmente, a mesma tecnologia Horus está sendo implementada em 12 túneis rodoviários das cidades Londres, na estrada Bogotá-Villavicencio na Colômbia e no túnel de Bouira na Argélia.
Já o contrato do metrô, prevê a fabricação, desenvolvimento da engenharia, fornecimento e implantação dos sistemas de controle de acessos e bilheteria. Será implementado um sistema de ticketing contactless que facilita o controle, a gestão econômica e o acompanhamento dos recursos.
Os viajantes poderão recarregar seus cartões ou adquirir tokens - fichas eletrônicas para viagens simples- em qualquer uma das 11 estações do percurso, mediante máquinas de venda automática ou nas bilheterias de atendimento personalizado nas estações. Os sistemas de controle de acessos permitirão validar os cartões apenas aproximando-os do leitor, agilizando e tornando mais cômoda a passagem dos usuários.
A solução oferecida pela Indra também contará com equipamentos portáteis de recarga e inspeção, que permitirão a recarga de cartões e sua inspeção diretamente nos trens e vias.
Este projeto para o metrô de Navi Mumbai transforma a Indra no principal provedor dos sistemas de ticketing para a cidade de Mumbai, já que a companhia implantou sua tecnologia na primeira e única linha de metrô existente atualmente e no monotrilho da cidade que, além disso, é a primeira linha de monotrilho do país. Além disso, posiciona a companhia frente a outros projetos enquadrados no plano estratégico de transportes de Mumbai Metropolitan Region Development Authority (MMRDA) para a construção de novas linhas de metrô na cidade.
Também contam com a tecnologia de ticketing da Indra os metrôs de Delhi e Kolkata, na Índia, e em outras partes do mundo, como Xangai, Madri, Barcelona, Lisboa, Santiago do Chile, Austin, San Luis nos Estados Unidos, entre muitos outros.