Seis tecnologias para ajudar o varejo em tempos de crise

A crise afetou todos os setores da economia brasileira e a previsão é de que, pelo menos em boa parte de 2016, o cenário não infraestrutura-robusta (1)sofra mudanças muito favoráveis. Então, será preciso inovação e criatividade para superar o momento e não acumular prejuízos.

No segmento varejista, por exemplo, o uso de tecnologias pode ser fundamental tanto operacionalmente, como na gestão de processos, e também para atrair a atenção do consumidor e fidelizar a clientela, já que cada vez mais as pessoas buscam praticidade e benefícios no seu dia a dia.

Para enfrentar as adversidades e prosperar nas vendas em 2016, listamos abaixo seis dicas de tecnologias que não podem faltar nos planos dos varejistas:

Estoque inteligente - O RFID é um sistema de identificação de mercadorias via rádio frequência que proporciona agilidade na gestão do estoque. No varejo, o controle da movimentação das mercadorias no estoque e nas lojas é ponto crucial para a lucratividade da empresa. Essa tecnologia está presente em todas as fases da venda, desde a saída do produto do estoque, pagamento da peça – caixas de autoatendimento – e na troca da peça, quando necessário.

Controle financeiro - Em tempos de crise, saber administrar o dinheiro é ponto chave do negócio. A Granatum é uma empresa que oferece software de gestão financeira. Com uma funcionalidade chamada Granatum Pagamentos, permite auxiliar na redução de inadimplência, possibilitando aos usuários, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, gerir o fluxo de recebimentos de seus clientes, por boleto bancário ou cartão de crédito, de forma completa, prática e sem burocracia.

Pagamento invisível - Cada dia que passa o celular ganha mais funcionalidades e não é diferente quando o assunto é pagamento de contas. A KiiK é uma plataforma completa de soluções de pagamento mobile, uma espécie de carteira móvel multicartões, que oferece serviços de captura, processamento e liquidação das transações para estabelecimentos comerciais, proporcionando ao consumidor a melhor experiência de compra, de forma conveniente, ágil e segura.

Eu te conheço - Para auxiliar o varejista a conhecer melhor o seu público e entender o fluxo em seu estabelecimento, a Seed, empresa de inteligência que trabalha com sistema integrado e preciso voltado para análise de comportamento de consumo offline, oferece tecnologia que permite analisar a taxa de conversão e também analisar o perfil do consumidor (sexo e faixa etária) que mais compra ou que está deixando de consumir determinados produtos. Tudo isso feito de maneira automática, por meio de sensores instalados na loja que não atrapalham a experiência de compra do cliente, mas que geram dados importantes para tomada de decisões mais eficientes.

Eu te entendo - O iBeacon é um sensor que transmite dados via Bluetooth. Com uma rede de beacons, por exemplo, qualquer marca, varejista, aplicativo ou plataforma pode entender exatamente onde um consumidor está no ambiente físico. Quando um cliente se aproxima da vitrine e o ibeacon reconhece que aquele consumidor está interessado em determinado produto, o lojista pode sugerir promoções específicas para aquele cliente, como base no histórico do interesse de compra dele. Isso promove a oportunidade de vender ao consumidor considerando o contexto no qual ele está inserido e mostrando a ele propagandas e promoções com mais significado.

Orçamento online - O aplicativo Pré-Venda Ágil integra-se às funcionalidades do ERP do varejista para permitir que vendedores façam orçamentos e registrem as compras do consumidor no sistema sem ter de parar em um terminal de atendimento. Assim, é possível acompanhar o cliente pela loja e executar a pré-venda tendo em mãos apenas um aparelho de smartphone equipado com o app. A busca dos produtos no aplicativo pode ser feita tanto por meio do leitor de código de barras da máquina fotográfica do celular quanto pela digitação do nome do item. O vendedor ganha a praticidade de negociar descontos, parcelamentos e meios de pagamento com o comprador sem ter de se deslocar até um computador. Tudo vai sendo armazenado em um carrinho virtual. Quando a compra for concluída, basta fechar o pedido e enviar ao sistema. O cliente vai então até o caixa apenas para efetuar o pagamento.

 

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