The CMO Club e Oracle: guia para ajudar os CMOs a transformarem a área de marketing

Para ajudar os CMOs a atenderem às crescentes expectativas dos clientes e diretores, The CMO Club, juntamente com a Oracle,download lançou o “O Guia de Solução CMO para a Construção de uma Organização de Marketing Moderno”. O guia, baseado em entrevistas com CMOs e líderes de marketing digital de grandes marcas, incluindo Dow Chemical, JetBlue Airways, MasterCard, PayPal, Quiznos, The Hershey Company e Viking River Cruises, conta com informações e as melhores práticas que os CMOs podem aplicar a fim de formar equipes de marketing que priorizem o cliente e fomentem resultados mensuráveis.

Os líderes de marketing estão enfrentando uma transformação e mudanças nos negócios, tecnologia e consumidores, que está aumentando exponencialmente a complexidade de cada atividade individual de marketing. Neste novo ambiente de negócios,profissionais de marketing precisam repensar os processos existentes e estar alinhados com dados, tecnologia e conteúdo para oferecer experiências mais significativas aos clientes e demonstrar o impacto do marketing nos resultados dos negócios. Para ajudar os profissionais de marketing a gerenciarem com sucesso esta transformação, o CMO Solution Guide traz conselhos práticos baseados em 20 entrevistas com CMOs e líderes de marketing digital de organizações diversos portes e de diferentes indústrias.

“Ao mesmo tempo que o número de ferramentas e o volume de dados disponíveis para os profissionais de marketing multiplicam, o antigo desafio de capturar e aproveitar os dados certos para criar uma experiência envolvente para o cliente em todos os canais continua o mesmo”, disse Pete Krainik, CEO do The CMO Club. “O primeiro passo é estabelecer o alinhamento organizacional apropriado para criar com sucesso este tipo de experiência para o cliente. Nenhuma organização é exatamente igual e este guia ajuda nas mudanças fáceis de implantar e que qualquer profissional de marketing pode usar para incentivar a transformação”.

Prioridades do CMO: Perspicácia, Alinhamento, Agilidade e Responsabilidade

O guia destaca que não existe um modelo organizacional que sirva para todas as empresas, bem como quatro temas principais surgiram durante as entrevistas sobre as decisões organizacionais tomadas pelos CMOs. São elas: Perspicácia, Alinhamento, Agilidade e Responsabilidade.

“Durante a realização de nossas entrevistas, escutamos repetidamente como os profissionais de marketing poderiam tratar de questões-chave em torno de perspicácia, alinhamento, agilidade e responsabilidade e como essas forças moldam o CMO”, disse John Ellett, autor do relatório e diretor executivo da nFusion. “Todos os líderes com quem falamos enfatizaram como as mudanças organizacionais podemajudar a posicionar melhor os profissionais de marketing de hoje para acompanhar o ritmo da rápida evolução da dinâmica do consumo”.

Perspicácia: para se tornarem profissionais de marketing modernos mais eficientes, os entrevistados relataram que melhorar as habilidades dentro de suas áreas tornou-se a principal prioridade. Do desenvolvimento de informações valiosas dos consumidores por meio da análise de dados aos investimentos em criação de conteúdo e a necessidade por melhores análises de avaliação, os profissionais de marketing estão investindo pesado em suas equipes para aprenderem novas habilidades.

“Montamos um centro de análise de excelência para centralizar e analisar informações em todas as plataformas”, disse Karen Quintos, CMO da Dell. “Isto prepara nossos profissionais de marketing com as informações em tempo real e a agilidade que necessitam paradesenvolver programas centrados no cliente que promovam o nosso negócio”.

Alinhamento: de cima para baixo e em todas as funções, o guia mostra que é fundamental que todas as áreas sigam os mesmos processos e a cultura da empresa a fim de envolver efetivamente os clientes em todos os pontos de contato.

“O alinhamento é muito importante”, disse Rishi Dave, CMO da Dun & Bradstreet. “O marketing está evoluindo e se tornando muito especializado para inúmeras disciplinas - tecnologia, dados, análises de conteúdo, operações, criação, etc. As organizações de marketing precisam contratar especialistas nessas áreas e criar os processos para trabalho conjunto e de forma integrada no atendimento aos clientes. Este era um problema menor quando o marketing era uma disciplina gerénica”.

Agilidade: para atender a demanda dos clientes com uma experiência excepcional, o guia ressaltou a importância para as empresas terem equipes multidisciplinares e a flexibilidade para testar algo novo e compartilhar  as melhores práticas.

“Projeto piloto é a minha palavra preferida – tentar algo novo com a intenção de aprender, sabendo que pode falhar”, disse Snehal Desai, diretor de Negócios Globais da Dow Water & Processing Solutions da Dow Chemical. “As pessoas estão mais dispostas a apoiar um piloto do que mudar completamente a maneira como fazem as coisas atualmente”.

Responsabilidade: para demonstrar o impacto do marketing, o guia recomenda a criação de medidas assertivas, desde o início e o cultivo gradual e firme de uma cultura de responsabilidade pessoal em torno desses parâmetros.

“Posso medir tudo atualmente e isso é tanto uma benção, quanto uma maldição”, disse Heidi Melin, CMO da Plex Systems. “A maldição é que você tem que decidir quais são os temas mais importantes para medir e demonstrar responsabilidade”.

“O marketing moderno sofreu mudanças significativas nos últimos anos”, disse Andrea Ward, vice-presidente de Marketing da Oracle Marketing Cloud. “Para ajudar os profissionais de marketing a navegarem com sucesso por essas mudanças e fomentar resultados mensuráveis, trabalhamos em equipe com o The CMO Club para produzir este guia. Ele traz informações inestimáveis de líderes de marketing de algumas das maiores marcas do mundo e nos alerta para a continuarmos a priorizar a perspicácia, alinhamento,  agilidadee responsabilidade no marketing. Estes temas estão no centro da Oracle Marketing Cloud, que permite que os profissionais de marketingativem os dados certos, nos canais certos, no momento certo, tendo como resultado permanecer à frente da concorrência”.

Share This Post

Post Comment